Meio Ambiente

Inverno começa hoje: previsão para SC é de temperaturas abaixo da média

São esperadas pelo menos três ondas de frio, com dias consecutivos de temperatura baixa

21 de junho de 2021

O inverno de 2021 começou oficialmente no hemisfério Sul às 00h32min (horário de Brasília) desta segunda-feira (21). Hoje o hemisfério Sul passa pelo solstício de inverno, com a noite mais longa do ano e a menor incidência de luz solar. De acordo com a Epagri/Ciram, órgão do Governo de Santa Catarina, os primeiros dias da estação devem ser marcados por instabilidade, chuva e temperatura baixa no Estado.

Depois de um outono com chuva mal distribuída e frio antecipado devido à atuação do fenômeno La Niña, a previsão dos meteorologistas é de um inverno com bastante frio em Santa Catarina, marcado por temperatura abaixo da média climatológica.

São esperadas pelo menos três ondas de frio, com dias consecutivos de temperatura baixa, próxima de 0°C e negativa, com formação de geada ampla no estado, especialmente em julho. No entanto, períodos mais aquecidos também são característicos da estação.

Com relação à situação de estiagem que preocupa especialmente no Oeste e no Meio Oeste, ainda há indicativo de chuva mal distribuída e abaixo da média para Santa Catarina. No próximo dia 26, a previsão climática será atualizada, com mais detalhes sobre o trimestre. 

Notícias relacionadas