Saúde

Hemosc Blumenau está precisando de doações de sangue

Quatro tipos sanguíneos estão com estoque reduzido

20 de maio de 2020

O Hemosc de Blumenau está precisando de doações de sangue para que seja possível atender as emergências, cirurgias e transplantes que ocorrem neste período, o banco de sangue precisa estar em um nível seguro. A instituição reforça à comunidade que, mesmo durante a pandemia da Covid-19, continue indo até o local para realizar a doação.

De acordo com Thayse Molinari, coordenadora de captação de doadores, os tipos sanguíneos que mais necessitam de doadores no momento são O-, O+, A- e A+ . Em razão do momento atual, os atendimentos estão sendo realizados por agendamento, a fim de garantir o distanciamento social.

“No começo da pandemia, tivemos um aumento no número de doadores, estávamos captando cerca de 80,90 bolsas de sangue por dia. Agora, a demanda diminuiu e estamos recebendo cerca de 50 bolsas diariamente. É importante que as doações continuem sendo feitas para que vidas possam ser salvas”, comenta.

Para agendar uma doação, entre em contato pelos telefones 3222-9801, 3222-9800, entre as 08h15 e as 16h30 de segunda à sexta. O Hemosc de Blumenau fica na rua Theodoro Holtrup, 40, no bairro Vila Nova. O estacionamento pode ser acessado pela rua Joinville. Conheça também o site e as redes sociais da instituição.

O que é necessário para fazer a doação

Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG, carteira profissional, carteira de motorista etc.
Ter repousado bem na noite antes da doação;
Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;
Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.
Em tempos de coronavírus a seleção de candidatos à doação de sangue fica ainda mais criteriosa.

Saiba quem não pode doar

Pessoas que tenham se deslocado ou que sejam procedentes de países com casos confirmados de infecções pelo SARS-CoV-2 – inaptas para a doação por 14 dias após o retorno destes países;
Pessoas que foram infectadas pelos vírus SARS-CoV-2 após diagnóstico clínico e/ou laboratorial – inaptas pelo um período de 30 dias após a completa recuperação (assintomáticas e sem sequelas que contraindiquem a doação);
Aqueles que tiveram contato nos últimos 30 dias com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pelo vírus SARS-CoV-2 – inaptos pelo período de 14 dias após o último contato com essas pessoas;
Pessoas que permaneceram em isolamento voluntário ou indicado por equipe médica devido a sintomas de possível infecção pelo SARS-CoV-2 – inaptas pelo período que durar o isolamento (no mínimo 14 dias) se estiverem assintomáticos.

Notícias relacionadas