Política

Governador poderá decretar aos prefeitos autonomia para definir restrições em seus municípios

O prefeito de Pomerode também reiterou que esperavam uma decisão como esta no início da pandemia, mas que, naquele momento, não tinham respaldo para tomar decisões a nível municipal e regional

22 de maio de 2020

Em entrevista à TVJP, nesta sexta-feira, 22 de maio, o prefeito Ércio Kriek confirmou que existe a intenção, por parte do Governo do Estado, de decretar que os prefeitos terão autonomia para impor regras de restrição ou liberação em seus municípios, dadas as diversas realidades da Covid-19 em diferentes locais.

De acordo com Kriek, o assunto ainda está sendo discutido e o Governo pretende deixar, inicialmente, os gestores municipais a par da situação, com dados atualizados. “O Governador sinalizou, em uma videoconferência realizada hoje, que irá passar mais informações sobre o avanço do vírus no estado, antes da decisão. Porém a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí, a Ammvi, já tem um banco de dados bem completo, com a maioria das informações, então, em uma teleconferência com os prefeitos da Ammvi já discutimos a possibilidade e entramos em um consenso que as decisões precisariam ser tomadas de forma semelhante nos municípios da região”, afirmou.

O prefeito de Pomerode também reiterou que esperavam uma decisão como esta no início da pandemia, mas que, naquele momento, não tinham respaldo para tomar decisões a nível municipal e regional, levando em conta a realidade que cada local enfrentava, apenas poderiam impor medidas mais restritivas. “Só agora, com muito mais casos, o Governo sinaliza a intenção de dar mais autonomia aos prefeitos”, disse.

 

No entanto, caso a intenção do Governo Estadual se confirme e o órgão decrete essa autonomia aos prefeitos, haverá um maior controle das ações, para cada realidade. “Temos, em Pomerode, apenas 20 casos, dos quais apenas cinco permanecem ativos, em isolamento domiciliar, então há a chance de flexibilizar as normas. Até porque nosso povo é comprometido, com as pessoas aderindo às recomendações de segurança, por isso temos uma situação mais tranquila. Caso o Governo transfira essa responsabilidade a nós, prefeitos, vamos tomar as decisões a nível de Ammvi, contando com a colaboração da população pomerodense, pois somos um povo comprometido e responsável”, destacou.

Notícias relacionadas