Esporte

Futebol carioca sinaliza volta para meados de junho

Os treinos devem ser liberados a partir desta terça-feira, e os jogos sem público, a partir do dia 14.

25 de maio de 2020

Uma reunião entre a prefeitura do Rio, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) e clubes que disputam o Campeonato Carioca, realizada neste domingo, dia 24, debateu um plano para a volta do futebol carioca. Os dirigentes presentes ao encontro – Fluminense Botafogo não enviaram representantes – informaram que os treinos devem ser liberados a partir desta terça-feira, e os jogos sem público, a partir de 14 de junho.

A mudança no panorama do Carioca começou com os testes dos clubes pequenos, realizados nos últimos dias, e passou por viagens a Brasília, tanto do prefeito, Marcelo Crivella, quanto dos presidentes de Flamengo e Vasco. Eles se reuniram com o presidente da República, Jair Bolsonaro, que defende a volta dos jogos.

Crivella se reuniu com o comitê científico, no sábado, e não debateu sobre futebol – os membros ainda são contra o retorno de treinos e jogos -, mas se discutiu a preocupante situação de casos e mortes na cidade. O recado era que não era o momento de abertura.

Neste domingo, o prefeito avisou aos clubes que o estado está no pico da curva e, inicialmente, sugeriu a volta dos treinos no dia 08 de junho e dos jogos no dia 10 de julho, dando tempo para amenizar a crise sanitária causada pelo novo coronavírus. Mas a pressão pela liberação imediata – liderada por Flamengo e Vasco, com apoio da Ferj e dos clubes pequenos – fez efeito, e o prefeito cedeu.

 

 

O Flamengo já voltou a treinar no gramado do Ninho do Urubu na última terça-feira, mesmo sem autorização. Para esta semana, o clube anunciou que os treinos estão mantidos, incluindo o desta segunda. “Houve pressão do Flamengo e do Vasco, mas todos pequenos também querem a volta. Em julho não podia voltar, porque o Brasileiro já vai entrar por janeiro. Precisamos voltar em junho”, disse o presidente do Madureira, Elias Duba.

Duba, que mandou representante, por ser pertence ao grupo de risco, ressaltou que os jogadores do Madureira voltam a treinar na terça. O clube vai fazer nova bateria de testes de coronavírus e decidiu confinar os jogadores em hotel para realizar os treinos e voltar aos jogos.

O presidente do Vasco, Alexandre Campello, não confirmou as datas exatas de retorno dos treinos e dos jogos, mas referendou a ideia de meados de junho para a volta das partidas do Carioca. “Na realidade, a gente está tratando muito de como voltar, da forma como o futebol vai voltar. Mas com uma tendência de o futebol voltar a ser jogado no meio de junho. Isso ainda está sendo discutido, nesse momento está liberado para volta da fisioterapia e de alguns exercícios ligados à fisioterapia. Ainda está sendo discutida a volta efetivamente aos treinos, mas com um pensamento de o futebol voltar a partir do meio de junho”, comenta.

Com informações do globoesporte.com

Notícias relacionadas