Quinta-Feira, 24 de Setembro de 2020

facebook_icon

Hoje: Máx 30Cº / Min 19°C

Siga a gente -

Jornal de Pomerode

Edição Impressa

icon_user

Formando novos cidadãos

Projeto da EEB José Bonifácio estimula o voluntariado, para ensinar a importância da cidadania

22de63f1285dd869473c72ee15ffb155.jpg Foto: Divulgação

Auxiliar o jovem a aprender qual o real papel do cidadão, muitas vezes, pode ser um desafio nas escolas, mas uma professora da escola José Bonifácio encontrou uma forma para que, naturalmente, os estudantes desenvolvessem essa consciência de seu papel na sociedade.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
https://jornaldepomerode.com.br/novo/midia/banners/banner_808x164/d71818c47d981bb85097e8de3648507e.jpg

 

Para isso, a professora de Sociologia, Simone Rahn, desenvolveu um projeto com as turmas do terceiro ano do Ensino Médio, dos turnos matutino e vespertino, em que o objetivo era fazer ações voluntárias. Cerca de 150 alunos estiveram envolvidos no projeto, realizado de fevereiro a agosto de 2019.

“O terceiro ano tem apenas uma aula de Sociologia por semana, então é um tempo muito curto para passar todos os conteúdos e tentar aprofundá-los. Com estas turmas, um dos assuntos trabalhados são os movimentos sociais, a importância das ONG’s, e falamos também do papel do cidadão, da questão da cidadania e a partir deste tema surgiu a ideia do projeto”, comenta Simone.

A partir de então o objetivo foi fazer os estudantes refletirem sobre qual o papel, como cidadão dentro da sociedade, fazendo-os pensar no que poderia ser feito para melhorar a qualidade de vida das pessoas dentro da própria comunidade, da família e da escola. “A ideia era que eles percebessem que não precisa ser algo grandioso, ou que não só pessoas importantes podem fazer mudanças ou transformações. Todos nós podemos fazer a diferença, de alguma forma”, ressalta.

Neste ano, foram mais de 30 ideias diferentes de projetos relacionados ao voluntariado, propostos pelos alunos, organizados em equipes. Uma das campanhas, por exemplo, foi vender docinhos na Escola, para ajudar um menino de Blumenau, que tem necessidades especiais; outra foi arrecadação de donativos para famílias carentes; e outra foi uma aula de primeiros socorros, assim como diversas outras ideias.

“Eu queria que eles percebessem que mesmo as pequenas ações podem fazer a diferença no meio em que eles estão inseridos, a exemplo das ideias que desenvolveram por conta própria, ou então apenas participando de Sessões da Câmara de Vereadores. O que não podemos é ficar com uma postura passiva na sociedade”, reflete a professora.

Simone também destacou a emoção pelo engajamento dos alunos no projeto. “Este ano assim a superação foi muito maior. Eu, honestamente, fiquei emocionada de ver os trabalho. São pequenas coisas que, às vezes, você pensa que não vão fazer efeito, mas que tem impacto, e muito”. 

O projeto do trabalho voluntário, inclusive, foi apresentado na Feira Municipal, conquistando destaque. “Foi um projeto muito importante, até porque as empresas levam em conta atividades como voluntariado, então isso é um bônus”, finaliza.

 

Quer ser o primeiro a receber as notícias de Pomerode e região pelo WhatsApp? Clique aqui.

 



Tags: