Especiais

Fios que trazem alegria

Confecção de perucas oferece uma oportunidade de recuperação da autoestima para quem está na luta contra o câncer.

5 de outubro de 2020

Quem é mulher e enfrenta a árdua batalha contra o câncer, além de lidar com os desafios de conviver com a doença, pode sofrer também com uma perda que afeta diretamente a autoestima e a saúde psicológica da paciente, a perda dos cabelos.

Esta perda é um efeito colateral do tratamento por meio da quimioterapia e, para muitas mulheres torna-se um obstáculo difícil de ser superado.

Por este motivo, a Rede Feminina de Combate ao Câncer oferece uma ajuda especial nestes casos, uma vez que manter a autoestima de uma mulher interfere diretamente em sua saúde psicológica e, consequentemente em sua recuperação. Na instituição, são oferecidas perucas e lenços às pacientes, para que elas escolham a opção que mais lhe ajude a se sentir bem consigo mesma.

As perucas são confeccionadas com cabelo natural, vindo de doações da comunidade. Na sede da Rede Feminina há uma caixa coletora, para armazenar o cabelo doado e, diariamente, chegam novas contribuições da comunidade, seja de homens ou mulheres.

 

Paôla Dahlke fez a doação de cabelo (Foto: Divulgação / RFCC)


 

Paôla Fernanda Dahlke, 1ª Princesa da 37ª Festa Pomerana, optou por doar os cabelos, após o evento e comenta que o desejo de fazer a doação já existia. “Há um tempo que já acompanhava as publicações nas redes sociais da RFCC de Pomerode sobre a doação de cabelo e sua importância. Como eu já tinha a vontade de cortar o cabelo curto, aproveitei o momento para doar”, conta.

A experiência foi tão gratificante, que Paôla já pensa em fazer uma nova doação, quando o cabelo voltar a crescer.

“É um sentimento de renovação. Além de mudar a sua aparência, traz a autoestima a alguém que está passando por um momento difícil na vida, que precisa do apoio e compreensão alheia. É doar alegria e amor em forma de longos fios de cabelos. Muito mais do que doar fios do seu cabelo, é dar uma nova autoestima às mulheres. É um ato gratuito que traz alegria à vida de alguém”, ressalta.

 

É um sentimento de renovação. Além de mudar a sua aparência, traz a autoestima a alguém que está passando por um momento difícil na vida, que precisa do apoio e compreensão alheia. É doar alegria e amor em forma de longos fios de cabelos.

 

Depois de doados, os cabelos passam às mãos dos profissionais dos salões de beleza da cidade, que ajudam a higienizar e preparar os cabelos para a confecção das perucas, feita pela voluntária Mara Gracinda Custódio, que presta serviço às redes femininas de Santa Catarina há cinco anos. Ela conta que a vontade de ser voluntária para esta causa surgiu através da percepção de que havia uma carência das pacientes.

“Como sou voluntária há 25 anos, em vários trabalhos sociais, e confecciono perucas, resolvi ajudar, prestando esse importante serviço à Rede Feminina. Hoje atuo em 20 unidades de rede feminina, todas organizadas, fazendo o empréstimo para as pacientes”, comenta Mara.

Mara reside em Joinville, mas atua em várias cidades, inclusive em Pomerode. A cada dois meses, ela faz uma visita à sede da Rede Feminina, na qual organiza seu trabalho. Ela conta que, normalmente, confecciona duas perucas por dia, sozinha. Caso tenha outra voluntária lhe auxiliando, consegue produzir ainda mais.

Andrea Flohr Burger, coordenadora do setor de doação de cabelos, o ato é essencial. “A doação de cabelos para a confecção de perucas existe para aumentar a autoestima das mulheres guerreiras que lutam contra o câncer. Muitas vezes, o uso de perucas pode fazer a diferença, já que estas mulheres se sentem mais bonitas e confiantes para enfrentar o tratamento”.

 

Perucas trazem alento e reconforto para aqueles que estão passando por este momento difícil (Foto: Divulgação / RFCC)


 

“Meu trabalho é gratificante. Vou nas redes, levo as perucas e as voluntárias me entregam os cabelos captados de doações, que serão novas perucas. Para que o custo de viagem seja mínimo, faço uma rota para atender a pelo menos três cidades diferentes em um só dia”, explica Mara.

Para a responsável pela confecção das perucas, a sensação de poder fazer parte de uma rede de apoio tão fundamental para a saúde é especial.

“O sentimento é inexplicável, porque é do coração. Me doar, sabendo que vou devolver a autoestima às pessoas que estão passando por um momento tão difícil é muito gratificante”, enaltece.

 

Notícias relacionadas