Covid-19

Fecam quer garantir CoronaVac para municípios catarinenses

Nos próximos dias, será assinado um protocolo de intenções com o Instituto Butantan, de São Paulo.

23 de novembro de 2020

O presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Paulo Roberto Weiss, deve ir a São Paulo nos próximos dias, para assinar um protocolo de intenções com o Instituto Butantan (SP), que credencia os municípios catarinenses ao acesso à vacina CoronaVac. Nas duas últimas semanas, a Federação Catarinense e o governo paulista mantém tratativas para o acordo, faltando, agora, a assinatura entre as partes.

A Fecam quer garantir que o Estado de São Paulo faça a previsão de fornecer a vacina a Santa Catarina, após a aprovação de uso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e que os municípios e os consórcios públicos possam adquirir e iniciar a imunização. A Fecam reforça que o protocolo coloca as prefeituras catarinenses na previsibilidade de, quando a vacina estiver disponível no Brasil, possam comprar as doses do imunizante. 

Para o presidente da instituição, é importante agilizar o acesso à vacina, imunizar as pessoas o quanto antes e a conviver com o vírus com mais segurança. Para isso, destaca que é preciso da parceria e do envolvimento do Governo do Estado na manifestação de interesse pela vacina. “Temos uma série de setores que precisam voltar as atividades, ativando a economia, além de um ano letivo em 2021, no qual, é necessário para que as crianças e os estudantes voltem às salas de aula e ao convívio social”, destaca Weiss.

A Coronavac está sendo desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan. A vacina está em sua Fase 3I de desenvolvimento no país, que é a última etapa de estudo antes da obtenção do registro sanitário e a disponibilização para a população. 

Fonte: Fecam

 

Notícias relacionadas