Cultura

Exposição de ilustrações botânicas inicia nesta sexta-feira

De acordo com a secretária da Apap, Elizabeth Gasparek, a exposição é um evento especial promovido pela instituição, em homenagem ao aniversário de Pomerode

14 de janeiro de 2020

A Galeria de Artes Erwin Curt Teichmann recebe, a partir de sexta-feira, 17 de janeiro, a exposição “A Arte da Ilustração Botânica – seus traços, cores e inspirações”, promovida pela Associação Pomerodense de Artistas Plásticos (Apap). A exposição reúne cerca de 60 obras em aquarela, de 12 renomados ilustradores, de São Paulo e Curitiba.

 

De acordo com a secretária da Apap, Elizabeth Gasparek, a exposição é um evento especial promovido pela instituição, em homenagem ao aniversário de Pomerode. “Uma artista de São Paulo mostrou interesse em expor, o que se encaixou com o propósito da Apap de trazer novidades, e programações especiais no mês de janeiro, aniversário da cidade, como um presente. Além disso, o Brasil é considerado um dos berços da ilustração botânica, o que motivou a divulgar esta arte tão bela quanto importante para a ciência”, explica Elizabeth.

Os artistas participantes da exposição são Alessandro Candido, Ana Deliberador, Bibiana Rys, Cecília Tomasi, Cristina Maria Klas, Diana Carneiro, Fátima Bini Esquinazi, Fátima Zagonel, M. Celine Delespinasse Bini, Maura R. Piccoli, Rosane Quintela e Maria da Penha Passos.

Os ilustradores participantes da atração apresentam um vasto currículo em exposições nacionais e internacionais, trabalhos premiados e publicações. A exposição segue até o dia 26 de janeiro, na Galeria de Artes, e a visitação pode ser feita das 10h às 19h.

 

Ilustração Botânica

A ilustração botânica é uma forma de arte que une a beleza e a ciência, e reproduz com precisão todas as características do mundo vegetal de tal maneira que possam ser reconhecidas cientificamente. Inspirados pela própria natureza, os ilustradores revelam detalhes quase imperceptíveis das formas e cores das plantas e flores, de maneira encantadora

Estimulados pela ideia de contribuir para o registro da flora brasileira e a continuidade da obra de Margareth Mee, uma artista apaixonada pela flora brasileira e uma das primeiras defensoras da biodiversidade da flora de nossas matas e florestas. Considerada uma das maiores ilustradoras botânicas do século XX, se destaca de outros ilustradores por aliar, em seus traços, ciência e arte.

A ilustração possibilita mostrar um corte da planta com mais precisão, ou ressaltar, com diferentes cores, matizes, ângulos e certas partes de uma planta ou flor.

 

Quer ser o primeiro a receber as notícias de Pomerode e região pelo WhatsApp? Clique aqui.

Notícias relacionadas