Comunidade

Escola Hermann Guenther oferece absorventes nos banheiros femininos

Iniciativa pretende garantir o suporte às meninas que precisem

16 de outubro de 2021

A partir desta semana, a Escola Básica Municipal Hermann Guenther trouxe às suas alunas uma novidade: a distribuição de absorventes nos banheiros femininos da escola. A iniciativa é uma parceria da Associação de Pais e Professores (APP) e da escola, conforme explica a presidente da APP, Beatriz Erhardt.

“A ideia surgiu em um dia que estava na escola realizando as movimentações da APP e uma aluna veio pedir absorvente na secretaria. Nesse dia entendi a importância que era ter o absorvente na escola e me coloquei no lugar da aluna, pensando que teríamos que melhorar, achar uma alternativa melhor para facilitar e não constranger quem precisa. Na mesma semana do acontecido o assunto de pobreza menstrual foi dominado nas mídias e, como mulher, não tem como se sensibilizar. Podemos não conseguir mudar a questão do País, mas podemos mudar a situação das meninas de nossa escola. No mesmo instante, passei a ideia ao diretor Jelson que acolheu a causa, aos demais membros da APP para adquirirmos o armário e elaborarmos o projeto”, conta.

Estes itens, como absorventes e calcinhas, estão sendo oferecidos em armários colocados nos banheiros femininos utilizados pelas alunas da escola. O projeto será financiado com recursos da APP da escola, que já destina um valor à secretaria para casos de emergência. Além disso, há amigos e parceiros da escola que concordaram em contribuir.

 

 

“Vivemos em uma realidade financeira complicada, e a pobreza menstrual infelizmente é a realidade de muitas meninas. Dessa forma, quem não tiver condições de comprar, poderá pegar no banheiro da escola. A menstruação é algo inevitável e que vai acontecer com toda menina. Não sabemos o dia, hora e nem lugar que irá acontecer e se acontecer no horário de escola a aluna terá ajuda. O armário foi instalado no banheiro, para as meninas realizarem sua própria higiene e sem precisar pedir ou passar algum constrangimento, seja por necessidade financeira ou por alguma eventualidade no decorrer de seu ciclo menstrual”, enaltece a presidente da APP.

Ainda segundo Beatriz, a ideia é que esta seja uma iniciativa permanente, com a distribuição acontecendo de forma efetiva, para, desta forma, acolher às meninas que precisem deste rercurso.

“A ideia do projeto é acolher fazendo todas as meninas se sentirem confortáveis e que menstruar não precisa ser um problema ou uma vergonha. O que emociona, além da causa, são os feedbacks que estamos recebendo. Toda mulher tem uma história para contar referente a esse assunto e sempre são tão tristes. Esse não será mais um problema para quem frequenta a E.B.M Hermann Guenther, se algo acontecer, elas irão lembrar e dizer: tive com quem contar”, finaliza.

 

(Foto: Divulgação / Escola Hermann Guenther)

Notícias relacionadas