Revista JP

Duas especialidades, um só lugar

Médico esteticista e nutrólogo fala sobre a importância do cuidado com a qualidade de vida

15 de maio de 2020

Com nove anos de experiência na área de Medicina Estética e quatro em Nutrologia, o médico Fernando Marques da Costa é uma das autoridades do assunto em Pomerode. Graduado em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pós graduado em Medicina Estética pela Sociedade Brasileira de Medicina Estética (SBME) em 2011 e em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) em 2016, Costa atua na área, realiza aprimoramento em workshops, cursos, simpósios e congressos ligados a renomados profissionais e sociedades da área da Nutrologia e Medicina Estética / Dermatologia.

O especialista atende em Pomerode e oferece os serviços de Medicina Estética, a qual atua com procedimentos, geralmente minimamente invasivos, que visam melhorar a autoestima, a saúde e ainda realçar a beleza do indivíduo, quando bem indicados e selecionados. 

“Entre os procedimentos médicos estéticos, é possível destacar a toxina botulínica, muito procurada, pois apesar das ação temporária, muda a dinâmica facial e atualmente está sendo empregada para diminuir os efeitos de formação de rugas estáticas, devido a ação do tempo e expressão facial, principalmente na testa e região dos olhos (pés de galinha). A toxina pode ser usada com uma técnica conhecida como mesobotox em que se focam as pequenas rugas em baixo dos olhos e sobre o lábio superior. Outra aplicação da toxina botulínica mais atual e um derivado de cadeiaa mais leve que juntamente com ácido hialurônico não reticulado, através de nano tecnologia, podemos aplicar como ‘drug delivery’ no microagulhamento automatizado. Está sendo usado para bioestimulação de colágeno”, explica o médico.

Além da aplicação de toxina butolínica, alguns outros procedimentos estéticos são oferecidos com excelência no consultório, como:

– Fios de PDO: pequenos fios de polidioxanona introduzidos na derme ou abaixo dela servindo para estímulo de colágeno ou de sustentação no tecido aplicado, auxiliando no contorno da face. 

– Ácido hialurônico reticulado: é utilizado como preenchedor e volumizador. Apresenta bons resultados em lábios, região da maçã do rosto e ângulo da mandíbula, harmonizando a face e auxiliando contra os efeitos deletérios do tempo. O ácido hialurônico não reticulado é usado no skinbooster ou no microagulhamento automatizado, estimulando colágeno e melhora da qualidade da pele.

– Microagulhamento com roller ou automatizado: tem na sua ação mecânica a indução de reação inflamatória que melhora manchas, cicatrizes, flacidez ao longo do tempo. 

Outro destaque, oferecido pelo Dr. Fernando Marques é o Peeling, que o especialista explica como funciona. “Peelings Químicos são aplicações de substâncias que atuam na melhora da qualidade da pele, auxiliando no tratamento de manchas, rugas e flacidez. Podem ser realizados em qualquer época do ano, mas há preferência nas temperaturas mais amenas. No verão usamos o Peeling físico, conhecido como peeling de cristal ou diamante, que trata a pele através da dermoabrasão”.

Ainda, quem procura o atendimento em sua clínica poderá encontrar a Carboxiterapia e a Mesoterapia, que são procedimentos utilizados no tratamento de gordura localizada e estrias, principalmente, podendo auxiliar na melhora através da injeção de gás carbônico aquecido, no caso da carboxiterapia e substâncias química, mesclas, no caso da mesoterapia. Muitas vezes, as duas técnicas são associadas para um melhor resultado.

No consultório, o Dr. Fernando Marques também atua em sua outra especialidade, a Nutrologia. Esta área da Medicina atua diretamente sobre a alimentação, equilíbrio dietético de micro e macroelementos da nutrição, visando a manutenção da saúde e redução de risco de doenças, assim como o diagnóstico, tratamento e prevenção das manifestações de deficiência ou excesso desses elementos. A indicação individualizada contribui na promoção de uma reeducação alimentar focada na longevidade saudável, melhora da qualidade de vida, através da adequação da homeostase metabólica e hormonal.

As duas especialidades, de acordo com Marques, são importantes para que se possa manter o equilíbrio na vida de uma pessoa.

“Atualmente muitos fatores cotidianos podem causar desequilíbrio na nossa vida, no nosso corpo e na nossa pele, que vão muito além da estética, ou seja, influenciam negativamente a nossa saúde. A mudança do estilo de vida, promove um envelhecimento saudável e garante uma melhora da qualidade da pele e do corpo. Ter uma boa alimentação, atividade física regular, sono adequado, hidratação frequente, evitar estresse do cotidiano, poluição e excesso de sol, facilitam uma vida mais balanceada, reduzindo fatores de risco e retardando o efeito deletério sobre o corpo e a pele, baseado na resposta individual de cada um. Os cuidados estéticos e nutrológicos auxiliam no cuidado da face e do corpo, o rejuvenescimento e o emagrecimento, são fundamentais para diminuir a ação do tempo e apresenta sua importância ao melhorar auto estima, qualidade de vida e bem-estar. Podemos auxiliar nessa transformação, valorizando sempre sua beleza natural”, ressalta o médico esteticista e nutrólogo.

Ele destaca, ainda, que ter um especialista para realizar procedimentos e indicações estéticas, além da orientação nutróloga, é fundamental para preservar a saúde do paciente. “O acompanhamento médico na Estética, diferentemente de outras profissões que atuam na área, é importante devido o maior conhecimento, da Medicina, sobre fisiopatologia, diagnóstico e indicação de tratamento das afecções que acometem nosso corpo e no caso da pele como a exposição solar, idade, genética, distúrbios hormonais, entre outros, que geram melanoses (manchas/ melasmas), rugas de expressão, flacidez e envelhecimento da pele”, enaltece Costa. 

Em relação a pandemia do Covid-19, em um primeiro momento, foram respeitadas as decisões da Secretaria Estadual e Municipal de Saúde de isolamento, foram cancelados e remercados os atendimentos até as novas orientações. Atualmente, nos atendimentos o consultório adota os cuidados que todos devem tomar em relação a higiene e cuidados contra a transmissão, como uso de máscara e álcool gel. 

“Esperamos que todos saiam fortalecidos dessa época de pandemia, um aprendizado a duras penas”, finaliza.
 

Serviço:

Av. 21 de Janeiro, 1820, Sala 2 (junto à Clínica do Dr. Alexandre Lopes)
Contato: 3387-0660 e WhatsApp 99113-5192
Horário de atendimento: segundas, quartas e quintas-feiras, a partir das 16h30min

Notícias relacionadas