Serviços

Confira como ficam os serviços do Governo do Estado durante o feriado do Dia da Independência do Brasil

O cronograma de funcionamento dos órgãos atende ao calendário de feriados e pontos facultativos nas repartições públicas do Estado para o ano

3 de setembro de 2021

Os serviços públicos do Governo de Santa Catarina terão mudanças no horário de funcionamento em função do Dia da Independência do Brasil, celebrado no dia 7 de setembro. Algumas das repartições públicas vão funcionar normalmente na segunda-feira, 6, e não operam presencialmente na terça-feira, 7.

O desfile cívico não acontece esse ano, a exemplo de 2020, em função da pandemia. Atividades essenciais, como saúde, segurança, abastecimento de água (Casan) e distribuição de energia elétrica (Celesc) serão mantidas por escala de plantão ou ato definido pela autoridade competente.

O cronograma de funcionamento dos órgãos atende ao calendário de feriados e pontos facultativos nas repartições públicas do Estado para o ano, estabelecido por meio de Decreto. Confira o horário de funcionamento de cada setor: 

 

 

Segurança Pública

As Delegacias de Polícia Civil (181 ou WhatsApp 48 98844-0011), a Polícia Militar (190), o Corpo de Bombeiros Militar (193) e órgãos como o Instituto Geral de Perícias (IGP) funcionarão em esquema de plantão. Os boletins de ocorrência podem ser feitos nas delegacias de polícia ou na DP Virtual. A Polícia Militar também disponibiliza o aplicativo PMSC Cidadão, ferramenta que permite denúncias de forma anônima, ações de proteção à mulher vítima de violência doméstica e familiar, dentro do Programa Rede Catarina de Proteção à Mulher.

 

Defesa Civil

A Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) orienta a população que em caso de emergência acione a coordenadoria municipal de Defesa Civil, no telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, no número 193. A DCSC permanece de plantão para apoiar os municípios em caso de situações adversas. O monitoramento climático e a emissão de alertas podem ser acompanhados no site e redes sociais da DCSC. Também é possível cadastrar os telefones para receber alertas via SMS. Para isso, basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 contendo no corpo do texto o CEP do local que deseja ser monitorado.

 

Saúde

Todas as emergências dos hospitais públicos do Estado estarão abertas em esquema de plantão.

 

Hemosc

No feriado de 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, todas as unidades Hemosc estão fechadas para atendimento externo. As rotinas internas ocorrerão normalmente e o atendimento para conveniados será conforme escala de sobreaviso. Na segunda-feira, horário normal em toda a rede Hemosc. Mais detalhes em www.hemosc.org.br 

 

Educação

A Secretaria de Estado da Educação (órgão central) e as 36 Coordenadorias Regionais de Educação seguirão o feriado da terça-feira, 7. Na segunda, dia 6, os serviços seguem o calendário do ano letivo, com a possibilidade de emendar conforme cada unidade escolar. Dessa forma, a família deve consultar diretamente a direção da escola para verificar se haverá atendimento.

 

Celesc

A Celesc informa que no feriado da Independência não haverá expediente em suas lojas de atendimento presencial. Os clientes que necessitarem devem buscar atendimento nos canais virtuais da empresa. Todos os serviços essenciais serão mantidos normalmente. Na segunda-feira, 06, não haverá atendimento nas lojas em todo o estado.

Em caso de falta de energia elétrica, o consumidor pode ligar para o número 0800 048 0196 ou enviar SMS para o número 48196 com a mensagem SEM LUZ + número da unidade consumidora (UC) ou CPF do titular da conta. Outra maneira rápida de protocolar ocorrências de queda de energia é pelo aplicativo da Celesc, disponível na App Store e no Google Play.

Para assuntos comerciais, consulte o site www.celesc.com.br ou contate o Call Center pelo 0800 048 0120. O consumidor pode ainda, a qualquer tempo, obter informações e solicitar serviços na Agência WEB do portal www.celesc.com.br.

 

Casan

A Casan trabalha na terça-feira, dia 7, com equipes de plantão reforçadas em seus setores operacionais e em sua Central de Atendimento 24 horas, pelo número 0800 643 0195, ou Aplicativo CasanSC. Atendimentos presenciais não serão abertos. Na segunda-feira, dia 6, o atendimento funciona normalmente.

 

Procon

O Procon estadual estará fechado nesta terça-feira, dia 7. Na segunda-feira, dia 6, o atendimento funciona normalmente. Saiba qual a unidade do Procon mais próxima e os horários de atendimento no site.

 

Sine

Conforme o calendário do Governo do Estado, a unidade do Sistema Nacional de Empregos no Estado estará fechada na terça-feira, 7, e funciona normalmente na segunda, 6 de setembro nas unidades geridas pelo Estado. Lembrando que os Sines vinculados às prefeituras seguem os decretos municipais, bem como, aqueles que funcionam junto às prefeituras. O atendimento digital continua pelo aplicativo Sine Fácil e no site: https://empregabrasil.mte.gov.br/

 

Jucesc

A Jucesc possui o sistema 100% digital, que funciona todos os dias da semana, incluindo finais de semana e feriados.

 

Ceasa

A Ceasa fecha na terça-feira, dia 7. Na segunda e na quarta, dias 6 e 8, o atendimento ocorre normalmente.

 

Aresc

Segue com trabalho remoto. As fiscalizações das medidas sanitárias nos serviços de transporte não param no feriado. Protocolo funcionando pelo protocolo@aresc.sc.gov.br. Para denúncias, reclamações e dúvidas, contatar a Ouvidoria 24 horas, todos os dias, no telefone (48) 99151 0276 ou email ouvidoria@aresc.sc.gov.br

 

Imetro-SC

Fecha na terça-feira, 7 de setembro, mas segue com os canais de denúncia, reclamações e sugestões, pelo e-mail ouvidoria@imetro.sc.gov.br. Na segunda-feira, 6, e na quarta, 8, o atendimento ocorre normalmente.

 

Cultura

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) exibe a Mostra 200 anos de Anita Garibaldi: Vida, coragem e paixão, em cartaz no Museu Histórico de Santa Catarina/Palácio Cruz e Sousa, na capital. No feriado do Dia da Independência, a mostra poderá ser visitada das 10h às 13h. A Fundação oferece atividades virtuais para a população, confira no site. 

Notícias relacionadas