Meio Ambiente

Chegada de frente fria deixa tempo instável nos próximos dias, em Pomerode e em SC

Mudança de tempo está prevista para iniciar no domingo

8 de abril de 2021

Os modelos meteorológicos indicam uma mudança nas condições de tempo em Santa Catarina a partir de domingo (11) por conta da aproximação de uma nova frente fria e da formação de um ciclone extratropical. Até lá, o tempo se mantém firme na maior parte do estado, com maior variação de nuvens e possibilidade de pancadas de chuva no litoral e áreas próximas. As temperaturas aumentam consideravelmente, passando dos 35°C, no final de semana em áreas do Oeste, Litoral Sul e Vale do Itajaí, e se aproximando dos 30°C nas demais regiões.

Entre a tarde de domingo e manhã de segunda-feira (12), o deslocamento de frente fria oceânica pela costa catarinense deve provocar chuva mal distribuída no estado, iniciando pelas regiões próximas ao Rio Grande do Sul.

No domingo (11), também ocorre a formação de um ciclone extratropical bastante intenso na costa do Uruguai, mas que se desloca rapidamente para alto mar. Por conta do sistema, no litoral de Santa Catarina são esperados ventos moderados e persistentes de quadrante sul, com rajadas que podem passar dos 60 km/, entre noite de domingo e tarde de segunda-feira. Também há a possibilidade de agitação marítima e ressaca. 

Ressalta-se que a previsão pode sofrer mudanças,  que a Defesa Civil está atenta e acompanha a atualização dos modelos meteorológicos. 

 

Notícias relacionadas