Bombeiros

Chamas que atingiram jovem, em Blumenau, não foram causadas por explosão do carregador de celular

Adolescente, de 17 anos, trabalhava em uma lavação de automóveis quando sofreu as queimaduras.

5 de outubro de 2021

Na manhã desta segunda-feira, 04 de outubro, foi realizado o primeiro passo da perícia do incêndio que ocorreu no sábado, dia 02, em uma lavação de automóveis, onde um jovem de 17 anos teve queimaduras de 1º, 2º e 3º graus pelo corpo.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Blumenau, o relatório final deve sair dentro de um mês, entretanto, pode-se adiantar que a causa do incêndio não foi a explosão do carregador de celular, conforme o relato da testemunha que presenciou a cena. Isso porque, nem o celular, tampouco o carregador, apresentavam sinais de explosão.

“O fato mais relevante dessa ocorrência foi o manuseio de um produto para aplicação de brilho em pneus (também conhecido por ‘pretinho’) por parte da vítima, que trabalhava numa lavação de automóveis. Antes do incêndio, o jovem teria derramado parte do líquido sobre a mesa onde estava trabalhando. Além disso, havia uma embalagem de cinco litros desse produto sobre a mesma mesa, na qual, o carregador foi plugado numa extensão”, diz o relatório dos bombeiros.

Ainda segundo a perícia inicial, por ser um líquido volátil e altamente inflamável, a hipótese principal é que, ao plugar o carregador na tomada da extensão, teria ocorrido uma centelha. “Isso, então, provocou a ignição do produto pelos gases em suspensão e espalhou as chamas subitamente pelo próprio produto que estava derramado sobre a mesa. Essas chamas teriam chegado à embalagem de cinco litros do produto, o que pode ter provocado o incêndio, que atingiu o rapaz”.

 

Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros


 

Relembre o caso

A ocorrência foi registrada por volta das 11h35min do último sábado, na Rua Armando Odebrecht, bairro Garcia, em Blumenau.

As chamas, além de queimar diversas partes do corpo – com maior incidência nas mãos e na face do jovem -, causaram danos na mesa, telhas, caibros e prateleiras com materiais, além de deixar uma cadeira de plástico totalmente derretida.

Uma menor, que estava no local, utilizou um lava-jato para molhar a vítima e extinguir o fogo. Já as equipes do Corpo de Bombeiros e Samu, realizaram resfriamento da temperatura corporal com soro e campo cirúrgico, encaminhando o adolescente ao Hospital Santo Antônio, para tratamento médico.

 

Notícias relacionadas