Quinta-Feira, 02 de Abril de 2020

facebook_icon

Hoje: Máx 30Cº / Min 19°C

Siga a gente -

Jornal de Pomerode

Edição Impressa

icon_user

Centro de Referência Paralímpico é inaugurado na Furb

Blumenau agora abriga uma das 14 unidades implementadas pelo CPB, sendo o único em Santa Catarina.

bbc702f34fc6a553edfbbe81d4c88f96.jpeg Foto: Gregory Martins / Comunicação Furb

Uma data histórica para a Universidade Regional de Blumenau e para o esporte blumenauense. Blumenau agora abriga um dos 14 Centros de Referência Paralímpicos implementados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), sendo o único em Santa Catarina. A inauguração aconteceu no Complexo Esportivo da Furb, no campus 1, na tarde desta segunda-feira, dia 03 de fevereiro, e contou com a presença da reitora Marcia Sardá Espindola, do prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, da secretária municipal de Educação, Patrícia Lueders, além de outras autoridades e atletas.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
https://jornaldepomerode.com.br/novo/midia/banners/banner_808x164/da5766e97c60e8759e4c3acec5c7284a.jpg

 

O paradesporto de Blumenau conta com 11 modalidades, 500 atletas e 32 professores. Com o status de Centro de Referência, é a valorização de um trabalho realizado há quase uma década. “Ter o comitê paralímpico brasileiro próximo ao paradesporto é de fundamental importância. Estão previstos investimentos, a curto prazo, com a contratação de duas profissionais e aquisição de equipamentos, a médio e longo prazos”, afirmou Giselle Margot, diretora do Paradesporto Blumenauense, ligado à prefeitura municipal.

A estrutura do Centro está abrigada na Universidade Regional de Blumenau, proporcionando multidisciplinaridade por meio de vários cursos, para além da formação em Educação Física. “Nós já temos diversos grupos envolvendo os cursos de Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e se torna um trabalho amplo de desempenho físico, usando todo o complexo da Furb”, comentou a reitora Marcia Sardá Espindola. Em seu discurso, Márcia falou ainda sobre a possibilidade de buscar novos recursos para aprimorar o Complexo Esportivo da Furb.

 

(Foto: Gregory Martins / Comunicação Furb)

Blumenau disputou pelo reconhecimento com outras cidades catarinenses, como Itajaí e Florianópolis, e a vitória só foi possível após apresentação de todos os indicadores solicitados pelo CPB, que incluem títulos mundiais e índices internacionais. “É um resultado de um trabalho de bastante tempo no investimento do paradesporto. É uma conquista de todos nós. E vamos ampliar ainda mais o paradesporto de Blumenau através dessas ações” declarou Mário Hildebrandt, prefeito de Blumenau.

No final da cerimônia, foi realizada uma aula inaugural com a presença dos paratletas, entre eles, Alexandre Martins da Costa, com medalhas no mundial da Suíça no ano passado. “A vinda do Centro para Blumenau é muito importante para nós. É fruto de um trabalho que a gente vem fazendo. Toda competição que nós participamos, nós representamos muito bem Blumenau e a região. É bem recompensador nós sermos referência”, afirmou o atleta.

Além de Santa Catarina, sete unidades da federação - Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe - estão recebendo, ao menos, um centro de referência.

Com informações da Central Multimídia de Conteúdo (Furb)

 

(Foto: Gregory Martins / Comunicação Furb)

Quer receber as notícias de Pomerode e região pelo WhatsApp? Clique aqui.



Tags: