Casa & Construção

Sapateiras no closet

Quando pensamos no planejamento de em um closet não podemos esquecer dos sapatos

27 de fevereiro de 2021

Quando pensamos no planejamento de em um closet não podemos esquecer dos sapatos. Item essencial no armário e amado pelas mulheres, eles precisam de um cantinho especial e muito bem planejado (muito mesmo!).

Na hora de planejar o móvel da sapateira é preciso levar em consideração o tamanho disponível no closet, profundidade da sapateira e ventilação do espaço. Saber o número aproximado de calçados que o cliente possui, assim como os modelos (salto, botas, rasteiras, tênis) também é essencial para o projeto, pois é necessário acomodar todos eles com suas diferentes características para termos o maior aproveitamento do espaço, através das alturas de prateleiras ideais.

O uso de prateleiras ajustáveis também pode ser uma alternativa – através de suportes extras deixados na própria estrutura do móvel, é possível organizar as prateleiras conforme a necessidade. Se você optar por prateleiras inclinadas, a identificação e visualização dos sapatos fica muito mais fácil. As prateleiras em vidro deixam a sapateira super elegante e podem abrigar aquelas peças que são o xodó do cliente. As prateleiras deslizantes são muito utilizadas em sapateiras com maior profundidade, para poder acessar os sapatos que ficam na parte de trás da prateleira – muito prático, bonito e ainda economiza espaço pois acomoda mais peças numa mesma estrutura.

Organizar a sapateira é essencial para o dia-a- dia, portanto as dicas são: deixar as peças menos utilizadas nas prateleiras superiores e organizar os itens por tamanho semelhante, aproveitando melhor as alturas disponíveis das prateleiras. Em todos os casos, é possível colocar iluminação embutida nas prateleiras ou na estrutura da sapateira, garantindo assim um diferencial para o seu mobiliário. As peças aramadas que garantem uma ventilação extra aos calçados, também podem ser utilizadas tanto como prateleiras fixas, como deslizantes.

A contratação de um arquiteto ou designer de interiores para a realização do projeto da sua sapateira ou closet é essencial, em virtude do planejamento ideal dos espaços, para a adequação da sua obra e principalmente para o detalhamento do projeto para a marcenaria. Afinal você precisa ter um móvel bem planejado e realizado de acordo com o seu sonho. Mãos à obra!

Por Cristina Fausel, arquiteta e designer de interiores

Notícias relacionadas