Casa & Construção

Iluminação de qualidade

Hoje falaremos especificamente da iluminação com arandelas na cabeceira.

9 de outubro de 2021

A iluminação nos quartos é algo bastante importante na hora de projetar ou decorar, afinal usamos o ambiente para diversas funções e é necessário uma iluminação ideal para tudo – trocar roupas, assistir TV, maquiar ou ler. Hoje falaremos especificamente da iluminação com arandelas na cabeceira.

Esse tipo de iluminação proporcionará ao seu quarto uma iluminação funcional para a cabeceira e para a leitura, mas ao mesmo tempo pode trazer um charme extra e muito aconchego ao ambiente através de uma luz mais intimista e localizada.

As arandelas necessitam de uma caixa de energia na parede para sua instalação, portanto, é necessário já planejar na fase de projeto. Caso seu ambiente já esteja finalizado é necessário trazer um ponto de energia para sua instalação –  podendo ser derivando de outra tomada através de aberturas na alvenaria, ou ainda com o uso de móveis planejados como uma cabeceira, por exemplo, com os fios embutidos.

A altura de instalação depende de dois fatores essenciais: modelo da peça e tipo de uso. Para efeitos decorativos apenas, elas podem ser posicionadas de acordo com o conceito visual do quarto e dos móveis – mesa de cabeceira, poltrona, cabeceira e cama – sendo levados em consideração o gosto do cliente, o nível de iluminação desejado e a estética. Para essa finalidade, o uso de peças com iluminação indireta é bastante interessante devido ao seu efeito luminoso diferenciado nas paredes sem ofuscamento.

Para um uso mais funcional, como leitura, o ideal é optar por peças com iluminação direta e que estejam mais próximas a área da cabeceira, posicionadas estrategicamente possibilitando uma boa visualização sem ofuscar o parceiro ao lado.

Existem no mercado opções de arandelas articuláveis, o que possibilita uma maior flexibilidade de posições e altura de instalação das peças, podendo também iluminar a mesa de cabeceira se necessário. As arandelas são peças muito versáteis devido ao seu grande número de modelos – desde clássicos com pedrarias até peças modernas em metal estilo industrial – e também aos modelos pequenos ou grandes, fixos ou articuláveis, se encaixando assim em diversos tipos de projetos e necessidades do cliente. Mãos à obra!

Por Cristina Fausel, arquiteta e designer de interiores

Notícias relacionadas