Casa & Construção

Compacta, mas funcional!

A marcenaria planejada para lavanderias, na minha opinião, é essencial, seja o seu espaço grande ou pequeno.

4 de dezembro de 2021

As lavanderias são indispensáveis em nosso dia-a-dia, não é mesmo? Por isso, é muito importante deixá-la funcional, prática e organizada. A marcenaria planejada para lavanderias, na minha opinião, é essencial, seja o seu espaço grande ou pequeno. Além de otimizar os espaços do seu ambiente, ela proporciona um visual limpo e bonito. Com móveis planejados, é possível criar armários embutidos para tábuas de passar, vassouras, aspiradores, baldes, bacias e produtos de limpeza.

As gavetas ajudam a organizar itens menores, como panos e produtos e nas portas é possível colocar acessórios e ganchos para sacos de lixo, ferro de passar e outros objetos. Caso sua lavanderia tenha mais espaço, os gavetões ou cestos para roupas dentro dos armários ajudam na organização, evitando objetos extra dentro do ambiente atrapalhando a circulação.

Como os novos empreendimentos estão com lavanderias cada vez mais reduzidas – muitas vezes dentro do próprio ambiente da cozinha – a otimização com armários até o teto, prateleiras ou nichos na parte superior das paredes pode ser uma alternativa para gerar mais espaço. Nesses armários aéreos, é possível colocar cabideiros externos, facilitando o manuseio e organização das roupas passadas.

Os eletrodomésticos utilizados na lavanderia dependem muito do espaço disponível, optando por máquinas independentes para lavar e secar, ou que lavam e secam no mesmo equipamento ganhando espaço para armários. As máquinas com abertura frontal permitem que seja colocada uma bancada adicional sobre ela, garantindo um plano extra de trabalho. Sobre os tanques, as opções embutidas em inox ou de cerâmica (embutidos ou de sobrepor) são as mais indicadas, pois permitem que sejam colocadas sobre armários planejados, garantindo ainda mais áreas úteis para armazenamento na parte inferior.

Os aquecedores de passagem, muitas vezes presentes em lavanderias, podem ser camuflados com painéis ripados, garantindo um visual mais clean. A decoração deve ser em tons neutros, devido ao tamanho reduzido do espaço, podendo ter revestimentos diferenciados em uma das paredes para trazer mais vida.

A iluminação deve ser reforçada caso a iluminação natural seja fraca e o uso de plantas também garante um ambiente um pouco mais acolhedor e natural. Contrate um profissional, projete seus móveis e…Mãos à obra!

Por Cristina Fausel, arquiteta e designer de interiores

Notícias relacionadas