Tecnologia

Campeonatos estaduais impulsionam crescimento digital dos clubes brasileiros

Cuiabá e Red Bull Bragantino avançam posições no Ranking Digital.

9 de junho de 2021

Na edição de junho do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, divulgada nesta quarta-feira, dia 09, o Ibope Repucom destaca o crescimento de 2,2 milhões de novos inscritos nas plataformas digitais dos 50 clubes monitorados, com destaque para Flamengo, São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Grêmio. Juntos, os cinco clubes foram responsáveis por cerca de 1,4 milhão de inscrições, ou 62% do total entre todos os clubes no período.

O Flamengo, campeão carioca de 2021, figura na liderança no crescimento mensal. No último mês, o rubro-negro obteve desempenho similar a abril, próximo de 510 mil novas inscrições em seus canais oficiais. 38% do desempenho flamenguista é proveniente de sua base de seguidores no Instagram. Com o resultado, o clube atingiu os 40 milhões de inscritos no combinado de todos os seus perfis sociais, feito inédito para clubes de futebol da América do Sul. O clube também liderou o crescimento mensal em quatro das cinco plataformas.

O São Paulo, motivado pelo título paulista de 2021, novamente figura na segunda posição no crescimento mensal, ao somar 344 mil novas inscrições e ultrapassar a marca de 17 milhões de inscrições no combinado de suas redes. O resultado de maio é o segundo maior de toda a série histórica (desde julho de 2016) do clube, muito próximo de agosto de 2019, mês da apresentação de Daniel Alves, que, na época, somou 349 mil novos inscritos. O desempenho tricolor foi obtido, principalmente, em suas contas oficiais no TikTok (15% de participação), Instagram (15%) e YouTube (50%). Nesta última, inclusive, liderou o crescimento mensal de inscrições da “SPFCTV”, seu canal oficial no YouTube, entre todos os 50 clubes brasileiros analisados no estudo.

 

 

O Corinthians completa o pódio com os três maiores crescimentos em volume absoluto de novas inscrições no mês de maio, ao somar mais de 270 mil novos adeptos, no combinado de suas contas. O desempenho corintiano foi focado em seus perfis oficiais no TikTok (37% de participação) e no Instagram (37%).

O Cuiabá segue desenvolvendo seu alcance digital. Assim como nas duas últimas divulgações, o clube saltou três posições ao registrar crescimento de sua base, em mais de 9% no último mês, a maior variação de crescimento entre todos os clubes analisados, chegando à 43ª colocação. O Red Bull Bragantino também avançou uma posição e figura atualmente em 28º no ranking geral.

 

Notícias relacionadas