Comunidade

Campanha estimula doações para o Dia das Crianças

7ª edição da Campanha Compre Doe beneficia crianças e jovens atendidos por projetos sociais

5 de outubro de 2021

Pensando em espalhar momentos de alegria e interligar boas ações, a 7° edição da Campanha Compre Doe -Dia das Crianças, Acolhendo com o Coração, vai beneficiar dois projetos sociais: o Acolher (que atende crianças com necessidades especiais) e o Ceama (que acolherá crianças carentes no contra turno escolar). 

Você pode doar roupas, meias, brinquedos e materiais pedagógicos. Tudo será devidamente esterilizado, separado e embalado antes de ser entregue a cada criança e adolescente atendido pelo Acolher. Os itens excedentes serão doados ao Ceama, para que já possam ter materiais para quando acolherem as crianças. 

Para quem quiser contribuir com a ação, a coleta de doações será feita até o dia 12 de outubro e as entregas devem ocorrer no dia 16.

 

 

O Centro de Assistência Madre Maria José (Ceama), é uma entidade privada, sem fins lucrativos, localizada em Pomerode, cujo objetivo é o atendimento de 120 crianças e adolescentes entre seis e 13 anos, no contraturno escolar por meio de programas socioeducativos. De acordo com a Ir. Andrea, responsável pelo projeto, ele será voltado especificamente para a comunidade carente. “Serão realizadas atividades educacionais, sociais, culturais e artísticas, visando o auxílio e a preservação da dignidade humana por meio da formação cívica, moral, cultural, atividades ambientais e agrícolas, como também o trabalho com diversas idades através do voluntariado, e a evangelização por meio de encontros, grupos, retiros e atendimentos pessoais”. 

O Projeto Acolher tem por objetivo a inclusão da criança e do adolescente com necessidade especial na sociedade, desmistificando os preconceitos que são criados, muitas vezes, até dentro da própria família. De acordo com Nice Martins, presidente do projeto, atualmente são atendidas crianças da Região do Vale do Itajaí. “Buscamos voluntários profissionais que queiram nos ajudar a proporcionar assim melhores qualidade de vida a estas crianças e famílias. Todo apoio e ajuda voluntária que ganhamos seja de empresa ou pessoas físicas nos ajuda a realizar nosso trabalho”.

De acordo com Mariana Zilli Calabresi Madi, proprietária da Uni Dune Te e idealizadora das ações da Campanha Compre Doe, a cada edição o objetivo de ajudar mais pessoas necessitadas e interligar ações sociais vai se realizando. “Na última edição que foi no Dia dos Pais, pudemos realizar a entrega das doações aos moradores da Casa da Solidariedade na companhia de alguns voluntários e jovens estudantes. Nesta próxima, continuaremos contanto com a participação de parceiros, bem como de crianças e jovens estudantes desde a arrecadação, organização e até a entrega das doações. Até então beneficiávamos as pessoas atendidas em uma instituição e o excedente ficava na casa, desta vez, vamos beneficiar as crianças de um projeto e beneficiar com o excedente outro projeto.”

A Campanha Compre Doe é um movimento aberto à participação de qualquer pessoa física, jurídica ou instituição que tenha o propósito de fazer o bem através da intermediação e interligação de ações sociais.

 A exemplo, o Colégio Sinodal Doutor Blumenau participa desta vez integrando alunos das séries iniciais e do Ensino Médio. Adriane Stange, professora de LIV (Laboratório Inteligência de Vida) do Ensino Médio do Colégio Sinodal Doutor Blumenau, explica que os alunos dos 2° ano A e B do Ensino Fundamental iniciaram o projeto arrecadando brinquedos e que os alunos do grêmio estudantil do colégio estão ajudando na divulgação da campanha e depois na entrega das doações.

Ainda de acordo com Mariana, incluir a participação de crianças e jovens nesta proposta é um objetivo inicial que está sendo permitido devido a parceria com a comunidade escolar e a visão cautelosa de outras mães. “Esperamos ser exemplo para a nova geração e oportunizar aos nossos filhos e demais jovens e crianças, o conhecimento de outras realidades e o convívio social, com a esperança de serem pessoas mais generosas, humildes e solidárias”.

De acordo com Bárbara Bianca Martini Couto, proprietária da Loja Central, a mudança tem que começar pela gente, vindo do coração, da forma que quiser e puder. “Para nós abraçar a campanha Compre Doe não é abraçar apenas uma ação, mas sim é fazê-la também como obrigação de ser humano! Ser o ponto de coleta e venda nos permite influenciar mais pessoas a seguirem conosco, agarrar a causa, e entender que juntos somos mais fortes e melhores”, afirma.

Vale apontar que na Loja Central e na Uni Dune Te, pijamas e camisetas lúdicas infantis estão à venda a partir de R$ 25,00 para reversão em outros produtos à campanha. Além de serem uma divertida opção de presente para o dia das crianças eles têm este caráter social, pois são produtos cujas vendas têm um propósito maior. Foram desenvolvidos para este fim! Embora não haja necessidade da compra destes produtos para contribuição à campanha, as referidas lojas também são pontos de coleta para as doações espontâneas da comunidade.

São ao todo 10 pontos de coleta para recebimento das doações da comunidade, sendo a maioria em Pomerode (Loja Central, Uni Dune Te, Colégio Doutor Blumenau, Água Doce, Jolaninha, Bazar Pomerano, Qualicopy, Center Plast), um em Timbó (Vaccine Care) e outro em Blumenau (Colordesign Tintas).

Importante citar que a Campanha Compre Doe não aceita doações em dinheiro, mas as mesmas podem ser feitas diretamente aos projetos beneficiados : ACOLHER (acolherprojetos@gmail.com) e CEAMA (47-999002237 ou 47-30911525).

Para mais informações siga nas redes sociais @campanhacompredoe, @ceamaog e @acolher_projetos

Notícias relacionadas