Comunidade

Bombeiros Voluntários de Pomerode recebem equipamentos para resgate veicular

Entrega foi realizada na tarde desta sexta-feira, dia 22 de maio

22 de maio de 2020

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Pomerode recebeu na tarde desta sexta-feira, dia 22 de maio, um novo conjunto de ferramentas para resgate veicular. A cerimônia foi realizada na sede da corporação. Os equipamentos cedidos através de termo de cessão de uso, pela prefeitura municipal, foram viabilizados através de recursos arrecadados provenientes das taxas de vistorias de edificações, e adquiridos através de processo licitatório ocorrido no final de 2019.

O conjunto é composto de uma ferramenta hidráulica combinada para corte e expansão, bateria, um conjunto hidráulico com motor à combustão, com unidade motora com capacidade para operação simultânea de duas ferramentas, uma tesoura, um expansor, um cilindro telescópico e uma ferramenta “corta pedais”, acompanhadas dos seus acessórios mangueiras hidráulicas, kit de correntes para tração e protetores de air bag. Todos estes equipamentos foram adquiridos ao custo R$188.204,00. 

Os equipamentos recebidos contemplam o que há de mais moderno e eficaz em equipamentos de resgate veicular e vêm para acompanhar o avanço da engenharia veicular, de acordo com a corporação.

 “O conjunto com que trabalhamos atualmente tem praticamente 30 anos de uso, houve muitos avanços na segurança veicular nestas 3 décadas, e isto se reflete em  matérias empregados na montagem de um veículo que  são desenvolvidos para serem resistentes e ao mesmo tempo absorverem o máximo de impacto possível, para que as forças desse impacto não sejam transferidos pros ocupantes do veículo, assim quando acontece uma acidente em que as vítimas acabam por ficar encarceradas no veículo pela deformação da estrutura, esta estrutura oferece aos bombeiros uma resistência muito maior para ser cortada, pois foram projetados para terem uma deformação programada de modo preservar os ocupantes em um eventual impacto”, diz a corporação.

 Os equipamentos recebidos acompanham essa evolução e iram permitir um trabalho com mais segurança para os bombeiros e vítimas, além de permitir uma agilidade maior e menor esforço do operador.  Um exemplo é a bateria, que permite à equipe de resgate no procedimento de salvamento em veículo que caiu em uma ribanceira, levando apenas a ferramenta que, já que a mesma vem com a bateria acoplada sem a necessidade de mangueiras e  de uma unidade motora em separado, trazendo uma agilidade à operação, que refletirá em um menor tempo de atendimento das vítimas

Compõem ainda o processo licitatório, estabilizadores laterais e um conjunto de almofadas pneumáticas equipamentos que já foram entregues na última semana, porém ainda necessita de encaminhamento e aprovação do termo de cessão de uso aos moldes do já aprovado no dia 12 de maio pela Câmara de Vereadores, trâmites que devem ser finalizados no início de junho.

Notícias relacionadas