Especiais

Bela homenagem à Pátria

Natan Ariel tocou o Hino Nacional no acordeon, antes da carreata que comemorou o 7 de Setembro em Pomerode. Inédito, evento marcou o retorno da celebração

11 de setembro de 2021

Próximo de completarmos os 200 anos da Independência do Brasil, os pomerodenses inovaram e fizeram bonito na celebração da data que é conhecida por seus desfiles cívicos, anualmente. Mas, por conta da pandemia e com objetivo de evitar aglomerações, foi realizada uma carreata, que percorreu a cidade de norte a sul. 

E, em 14 diferentes pontos da cidade, as fanfarras das escolas pomerodenses deram um show, com apresentações especiais para recepcionar os mais de 45 veículos participantes da carreata, que contou com a presença de carros representando entidades, unidades de ensino e autoridades. O evento foi iniciado na escola Almirante Barroso, com direito a execução do Hino Nacional Brasileiro e espaço para discurso das autoridades municipais.

De lá, os participantes seguiram o rumo e passaram pelos bairros Ribeirão Areia, Pomerode Fundos, Centro, Testo Central Alto e Testo Central, finalizando a carreata na Prefeitura Municipal de Pomerode, com uma apresentação da Banda Municipal Die Originalen Rega Bläser, com a execução do Hino da Independência. E, tudo isso, foi transmitido ao vivo pelo Jornal de Pomerode, que mostrou as apresentações e proporcionou ao telespectador que pudesse acompanhar o evento, sem sair do conforto de casa. E, para falar sobre a participação no evento, reunimos alguns personagens que fizeram parte da carreata cívica em comemoração ao Sete de Setembro. Começamos pelo garoto que brilhou na execução do hino nacional do país, tocado no Acordeon.

 

 

Natan Ariel Wudke, de 12 anos, é um apaixonado pela música. Desde pequeno, ele sempre acompanhava a família nos bailes dos clubes de caça e tiro. Com o tempo, ele iniciou às aulas de música, tendo como seu primeiro professor, Gilmar Lock. A partir daí, Natan iniciou as apresentações nos corais da igreja e passou a tocar nos clubes da cidade e também da região. Ele também já fez parceria com a cantora pomerodense Jayne Priscila, em um clipe musical. Morador da região da Itoupava Rega, o garoto foi convidado a participar da abertura do evento cívico de 07 de setembro, em Pomerode, para tocar o hino nacional. Ele comenta que é uma honra muito grande poder participar de uma data tão importante.

“Ser convidado para tocar o hino nacional do Brasil foi algo muito gratificante. Foram muitos ensaios antes de me apresentar em Pomerode. Já havia tocado o hino em outras oportunidades, porém, foram meses e dias de ensaios para que tudo saísse certo”, comenta o garoto.

 

Garoto de 12 anos se apresentou na escola Almirante Barroso, na abertura do evento.(Foto: Charles Perini / Jornal de Pomerode)

 

Natan fala que a música é um hobby, mesmo já tendo sido premiado em diversos eventos musicais da região. O seu sonho é ser jogador de futebol. Ele faz parte da escolinha do jogador do Flamengo Filipe Luís, em Jaraguá do Sul. Por lá, ele atua nas categorias de base e participa frequentemente de campeonatos.

“Eu gosto muito de me apresentar, de cantar, mas meu grande sonho é seguir carreira no futebol. Gosto muito de estar em campo jogando e de estar participando de campeonatos. Tenho o desejo de seguir carreira no esporte e temos que esperar o que vai acontecer no futuro”, comenta.

A diretora da escola estadual Erwin Radtke, onde o jovem estuda, Mariana Borchardt, fala sobre o orgulho de ter o aluno talentoso representando a região e também a unidade de ensino.

“Divulgar o trabalho do aluno Natan me traz uma alegria imensa. Desde pequeno Natan apresentou diversos talentos e um dos talentos que nos emociona e deixa nossa escola orgulhosa é o empenho, a dedicação q ele tem pela música. Seus pais sempre o incentivaram para que ele alcança-se o sucesso”, comenta.

 

Natan, seu pai Airton e a diretora da escola Mariana. (Foto: Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode)

 

O pai, Airton Wudke, também falou sobre o futuro do filho. “Ele tem muitos talentos e um deles é a música. Muitas pessoas elogiam suas músicas, a maneira de tocar e cantar. Mas, ele tem vontade de ser jogador de futebol. Em qualquer situação, vamos apoiar ele, no que ele decidir ser, mais para frente. Temos muito orgulho de termos em nossa família, um prodígio”, relata.

 

Acompanhando do outro lado do mundo

Outra personagem dessa carreata cívica é a jovem de 17 anos Emily Maria de Moraes Alvez Bezerra. Ela faz parte da fanfarra do José Bonifácio e esteve presente no evento em comemoração ao 7 de setembro. Porém, o mais legal da história, é que a sua vó, que mora, literalmente, no outro lado do mundo, pôde acompanhar através da transmissão do Jornal de Pomerode, a apresentação da neta.

Girleide Morais mora na Austrália e é casada com um alemão que já morou em Pomerode.

Ela é voluntária e atua com refugiados que entram no país. Já a neta, mora na cidade e estuda no JB, no segundo ano do Ensino Médio. Para a vó, a transmissão foi um momento emocionante que possibilitou aproximar, mesmo que à distância, a família.

“Acompanhamos por aqui, pelo facebook a bela transmissão que vocês fizeram. Muito legal que a tecnologia nos proporciona isso, pois matei saudade da minha neta e também de Pomerode, local que morei por uns anos. Ver ela participando da fanfarra do José Bonifácio foi muito emocionante”, comenta.

Emily fala que esta é a primeira apresentação de sete de setembro em que participa. Ela também comentou sobre a transmissão, que proporcionou a avó a vê-la.
“Foi maravilhoso, ela sempre se faz presente nos momentos especiais graças à internet. Foi incrível também, pois esta foi a primeira vez que me apresentei em uma comemoração de 7 de setembro e nossa fanfarra fez muito bonito na apresentação, graças a todos os alunos e o nosso professor Miguel”, relata.

 

Emily teve sua apresentação vista, on-line, por sua vó que mora em outro país. (Foto: Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode)

 

A jovem fala do desejo de morar na Austrália, no futuro. “Pretendo ir para lá assim que acabar a pandemia e terminar os estudos. Como disse antes, matamos a saudade usando a internet”, finaliza. 

 

Ensaios da fanfarra

A coordenadora da fanfarra da escola Erwin Curt Teichmann, Vera Lúcia Selke, falou sobre como foram os ensaios durante o ano, depois de passar por um momento de pandemia, onde os encontros foram suspensos.

“A expectativa era muito grande e, desde o começo do ano, tem sido diferente realizar os ensaios da fanfarra. Tivemos que, desde o começo, organizar as coisas de forma de diferente, manter o distanciamento entre os participantes, mas vem dando muito certo”. Ela também ressaltou a importância das fanfarras para a cultura da cidade.

“Nossa fanfarra vem com um número menor de alunos neste ano, em torno de 15, mas vem ensaiando desde o início do ano. Eu acredito que as fanfarras precisam ser mais valorizadas em Pomerode, quem sabe com um festival, pois eu acho que é um momento em que a gente consegue trazer para perto alunos que, em outras atividades, não teriam este espaço”.

 

Fanfarra da Erwin foi uma das participantes do evento comemorativo ao 7 de setembro. (Foto: Bob Gonçalves / Jornal de Pomerode)

 

Você também pode assistir novamente à transmissão da carreata abaixo:

 

 

Confira, também, as fotos abaixo:

 

Notícias relacionadas