Educação

Aulas retornam nesta semana, nas escolas pomerodenses

A primeira instituição a receber de volta os alunos foi o Colégio Sinodal Doutor Blumenau

24 de novembro de 2020

A partir desta semana, as escolas de Pomerode da rede pública municipal e particular retomam as suas atividades presenciais com os alunos. A primeira instituição a receber de volta os alunos foi o Colégio Sinodal Doutor Blumenau, que, nesta terça-feira 24 de novembro, teve aulas presenciais para os alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio. A volta à escola não é obrigatória, ficando a critério dos pais se os filhos voltariam ou não à sala de aula.

As salas e demais dependências da instituição foram adequadas às normas de segurança estabelecidas no Plano de Contingência, aprovado pelo Comitê Municipal de Gerenciamento da Pandemia de Covid-19 – Retorno às Aulas Presenciais no Município de Pomerode, e puderam receber os alunos com segurança nesta terça-feira.

Para quem optar por continuar com os estudos em casa, as aulas no Colégio Doutor são transmitidas ao vivo, seguindo a grade horária de cada turma, tornando possível que todos os alunos acompanhem o conteúdo. O Colégio Doutor estabeleceu o seguinte cronograma para o retorno das demais turmas:

25/11 – 4ª feira – 9º e 8º ano

26/11 – 5ª feira – 7ºs e 6º ano

27 e 30/11 e 01, 02 e 03/12 – 1º ao 5º ano – turmas B (por cinco dias)*

30/11 – 2ª feira – Nível 4 e 5 Azul e Verde – Educação Infantil

04, 07, 08, 09 e 10/12 – 1º ao 5º ano – turmas A – 5 dias

*Quando as turmas B estiverem em aulas presenciais (1º ao 5º ano), as turmas do 1º ao 5º ano A permanecem de forma remota e vice-versa.

 

Na quarta-feira, 25, o Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima também retornará às atividades presenciais, iniciando com turmas reduzidas para o 1º ano do Ensino Médio e 6º ao 9º ano. As aulas também são transmitidas ao vivo, para que tanto o aluno que comparece à escola quanto o que permanece em casa possam acompanhar as atividades.

A partir do dia 30 de novembro, próxima segunda-feira, retornam às atividades presenciais no CE Nossa Senhora de Fátima os alunos do Jardim ao 5º ano do Ensino Fundamental.

 

Retorno nas escolas municipais

Na rede pública o retorno das atividades presenciais também foi permitido e a volta começará nesta quarta-feira, 25 de novembro. Segundo o secretário de Educação e Formação Empreendedora, Jorge Buerger, as aulas retornam nesta semana de forma escalonada, somente para os alunos que não estão conseguindo fazer as atividades escolares não presenciais, iniciando a partir dos alunos dos 9º anos, com as demais turmas na sequência.

Cada escola se adequou para obedecer ao Plano de Contingência elaborado pela mesma, voltado à sua realidade.

 

Retorno nas escolas estaduais

As atividades presenciais na rede estadual de ensino das áreas de risco grave (cor laranja no mapa) para Covid-19 podem ser retomadas. A norma volta a valer após a Justiça atender à solicitação da Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC), que cumpriu determinação da governadora Daniela Reinehr ao ingressar com um pedido de reconsideração da decisão no âmbito do mandado de segurança ajuizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública do Estado (Sinte/SC).

No despacho publicado na noite desta segunda-feira, 23, o desembargador Paulo Ricardo Bruschi reconsiderou a própria decisão que determinava a suspensão das portarias 853 e 854, das secretarias da Saúde e da Educação.

No entanto, as escolas estaduais de Pomerode, EEB José Bonifácio, EEB Presidente Prudente de Morais e EEB Erwin Curt Teichmann já informaram que não retornarão com as atividades presenciais neste ano. As escolas apenas mantém às aulas não presenciais, de forma remota.

Notícias relacionadas