Terca-Feira, 29 de Setembro de 2020

facebook_icon

Hoje: Máx 30Cº / Min 19°C

Siga a gente -

Jornal de Pomerode

Edição Impressa

icon_user

Arquiteta lança livro sobre a técnica construtiva enxaimel

Com 25 anos de pesquisa na área, Angelina Wittmann apresentou sua obra nesta terça-feira, 21, no Pavilhão Municipal de Eventos

84b42ece242bd1ed01b555a4948006cb.jpg Foto: Arquivo pessoal

Durante a 37ª Festa Pomerana, quem passou pelo evento vai pôde conhecer mais sobre a cultura germânica trazida para a região pelos imigrantes. Na terça-feira, 21 de janeiro, um tema que sempre encanta os turistas esteve em pauta na programação. É o lançamento do livro Fachwerk – A Técnica Construtiva Enxaimel, da arquiteta e pesquisadora Angelina Wittmann.

Pomerode contém um dos maiores acervos com esta técnica de construção fora da Alemanha. São aproximadamente 220 edificações em todo o município. A Rota do Enxaimel, por exemplo, é um dos mais famosos destinos turísticos da cidade, devido ao grande número de casas registradas.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
https://jornaldepomerode.com.br/novo/midia/banners/banner_808x164/ffd61332a4e29290e4edbdc12b3cf4f1.png

 

Com mais de 25 anos estudando sobre o tema, Angelina apresenta em sua obra o resultado de sua pesquisa. “Enxaimel é uma estrutura de madeira independente das paredes, com toda a complexidade da distribuição de cargas e conseguida nas casas de alvenaria após experimentos na igreja de Santa Sofia, no século VI. O livro mostra como se fosse uma linha temporal desde os primeiros registros dessa técnica, até os dias atuais, onde ela ainda é utilizada”, comenta.

O lançamento do livro aconteceu no Pavilhão Cultural (à direita do acesso principal – ao lado do palco) às 19h. Na ocasião, o público pôde conversar com a autora, além de adquirir o exemplar no local. Ele estará disponível para vendas no município e também na Book Center, em Blumenau. A 37ª Festa Pomerana vai até o dia 26 de janeiro, no Pavilhão Municipal de Eventos de Pomerode.

 

Quer ser o primeiro a receber as notícias de Pomerode e região pelo WhatsApp? Clique aqui.