Educação

Ano novo, fila antiga

Mais de 250 crianças, entre zero e um ano, aguardam na lista de espera por um vaga na creche em Pomerode

9 de fevereiro de 2020

Um problema antigo em Pomerode, que ainda não tem uma solução. Todos os anos, quando começam as atividades escolares e nas empresas da cidade, a questão das vagas nas creches de Pomerode é colocada em pauta, já que a Lista de Espera, onde são cadastradas as crianças de zero a cinco anos, cresce a cada ano.

A Lista de Espera é dividida em quatro grupos, de acordo com a idade da criança. A Creche I engloba as crianças de zero a um ano de idade; a Creche II diz respeito às crianças de um a dois anos de idade; a Creche III inclui os alunos de dois a três anos. Também foi incluída na Lista de Espera a Pré-escola, destinada a crianças de quatro e cinco anos. Para todas as “categorias”, são consideradas as crianças que fazem aniversário até 31 de dezembro.

Consultamos a Lista de Espera fornecida pela Secretaria de Educação e Formação Empreendedora em 06 de fevereiro, quinta-feira, no início da manhã. Até esta data, 273 crianças, entre três meses e um ano e oito meses (Creche I), estavam cadastradas, à espera de uma vaga nas creches públicas de Pomerode. Porém, foi feito o contato para oferecimento de um lugar aos pais de 26 delas. Ainda, entre estas 26, em 10 casos a família não foi mais localizada.Já a Creche II possui, até a data acima, 81 nomes na fila de espera, dos quais, 22 houve um contato com a família. Ainda, destas 22 crianças, em 10 casos as famílias não foram encontradas. 
Por fim, na Creche III, há 39 crianças aguardando por uma vaga em creche, sendo que, em apenas um caso, ainda não houve contato com a família. Nesta categoria, 14 famílias não foram encontradas quando as equipes da Secretaria de Educação tentaram o contato. Vale ressaltar que os dados são atualizados diariamente, conforme o contato vai sendo feito com as famílias, por parte da equipe da Secretaria de Educação.

O crescimento da Lista de Espera, nos últimos três anos, chama a atenção. Em 2017, a Lista de Espera de vagas na Educação Infantil quase foi zerada, sendo que, no mês de maio, havia apenas 36 crianças que aguardavam por uma vaga na Creche I. Porém, a evolução não durou muito, pois já no ano seguinte, em agosto de 2018, o número havia subido para 132, levando em conta as categorias Creche I, II, e III. No fim do mês de agosto daquele ano, a lista contabilizava 179 nomes. Em consulta realizada no dia 17 de junho de 2019, havia 211 crianças, de zero a cinco anos, aguardando por uma vaga nas creches pomerodenses.

De acordo com o secretário de Educação e Formação Empreendedora, Jorge Buerger, a Lista de Espera deve sofrer uma redução significativa ainda no mês de fevereiro. “Estamos fazendo o contato com as famílias das crianças cadastradas pouco a pouco, para oferecer as vagas que temos disponíveis. É importante que nossa equipe siga critérios pré-estabelecidos de fazer até três ligações para a família, a fim de oferecer um local, por isso o processo é um pouco mais demorado. Mas estamos programando que até o fim de fevereiro haja uma redução significativa na Fila”, afirma.

Ainda, segundo o secretário da pasta, está prevista a inauguração do centro de educação infantil em Testo Central, para os meses de maio ou junho, o que deve gerar novas vagas para as crianças pomerodenses. Quanto à obra em andamento no Ribeirão Areia, não há prazo para sua inauguração.

A Secretaria de Educação informou ainda que está fazendo uma Chamada Pública para comprar vagas em centros de educação infantil privados, a fim de oferecer mais vagas às crianças pomerodenses cadastradas na fila de espera. 

 

Quer ser o primeiro a receber as notícias de Pomerode e região pelo WhatsApp? Clique aqui.

Notícias relacionadas