Esporte

Amigos criam “Vakinha on-line” para auxiliar Lindomar dos Santos

Pedreiro busca voltar a andar, adquirindo um equipamento que tem o custo de 30 mil reais.

5 de agosto de 2020

Desde o dia 30 de agosto de 2018, a vida de Lindomar dos Santos é uma verdadeira luta contra os seus limites. Mas isso é algo que sempre esteve presente em sua trajetória de atleta, ou seja, superar adversidades é com ele mesmo. No entanto, este é, com certeza, a maior da sua existência.

Isso porque, naquela manhã de quinta-feira, o pedreiro sofreu uma queda do quarto andar de uma construção, em Pomerode, a uma altura de cerca de 12 metros. O acidente comprometeu a sua coluna e, desde então, Santos está preso a uma cadeira de rodas.

A partir dali, ele vive uma batalha diária, em busca de voltar a trabalhar e praticar uma das suas maiores paixões: o futebol. “O acidente foi como um balde de água fria na minha vida, pois nunca esperamos que isso possa acontecer. Neste momento, temos que ter um psicológico bom, para que o desespero não tome conta”. O pedreiro relata que, no momento da queda, logo percebeu que teria algum problema nas pernas, pois não as sentia. “Mesmo assim, fui atendido por excelentes profissionais, que me fizeram não ter uma lesão ainda mais grave. Após ser operado, o médico falou que eu teria possibilidades, por isso, estou correndo atrás delas. Mesmo que não possa mais jogar futebol, andar é o meu objetivo”, acrescenta.

 

Time do Paraná, que é dirigido por Santos, mesmo com todas as dificuldades (Foto: Divulgação)

Diante deste cenário, Santos está buscando, além das sessões de fisioterapia, tratamentos alternativos, para que possa voltar a ter uma vida mais próximo do normal. “Já fiz quatro aplicações de células-tronco, em São Paulo. A equipe médica é muito competente, tanto que já senti muita coisa mudando no meu corpo. Mas como este é um método experimental, eles falaram que, quando o tratamento tiver sido liberado, haverá uma garantia maior e, talvez, um período mais breve de recuperação”.

A aplicação se dava a cada seis meses, mas, por conta da pandemia, o pedreiro teve que interromper o tratamento. “A última foi em fevereiro. Mas assim que estiver liberado, pretendo continuar”.

Só que, agora, um novo capítulo pode ser escrito por Santos, na sua volta à rotina. E ele temo nome: exoesqueleto. É um equipamento constituído por uma estrutura metálica, que se encaixa no corpo do usuário. Para que ele se movimente, o sistema inclui bateria, motores e controles, tanto no aparelho, quanto na muleta, permitindo o movimento dos membros inferiores. “Além de me fazer voltar a ter movimentos, o exoesqueleto estimula as pernas e a medula, potencializando o efeito das fisioterapias. Isso vai mudar minha rotina, pois a cadeira de rodas limita muito o deslocamento, principalmente, nos campos e quadras”.

 

(Foto: Reprodução)

No entanto, o custo deste equipamento foge ao orçamento. O exoesqueleto custa R$ 30.000,00, somado ao período de adaptação, em Curitiba”. Por isso, alguns familiares e amigos do pedreiro criaram uma “Vakinha on-line”, para que ele possa atingir o seu objetivo. “Desde que eu sofri o acidente, só tive pessoas boas que cruzaram o meu caminho. E este é mais um exemplo de que, com fé em Deus e a ajuda dos meus amigos, vamos conseguir superar mais este obstáculo”, finaliza.

Para quem quiser auxiliar, basta acessar o link https://www.vakinha.com.br/ e digitar o código 1159779 ou o título “Ajuda Lindomar (Paraná)”. Mais informações podem ser obtidas pelo 47 99162-3680. Vamos colaborar?

 

Confira a entrevista realizada com Lindomar dos Santos, CLICANDO AQUI.

 

Notícias relacionadas