Política

Alesc leva adiante impeachment contra governador Carlos Moisés

O PDL recebeu 33 votos favoráveis, seis votos contrários e uma abstenção.

17 de setembro de 2020

Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 8/2020, que autoriza a instauração de processo por crime de responsabilidade contra o governador Carlos Moisés.  O PDL recebeu 33 votos favoráveis, seis votos contrários e uma abstenção.

Com a aprovação, Moisés não será imediatamente afastado. O processo será levado para uma Comissão Julgadora Mista, formada por cinco deputados indicados pela Alesc, e cinco desembargadores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, entre eles o presidente do TJSC. Uma nova votação será feita e se seis membros da comissão votarem pelo afastamento, governador e vice deixarão de exercer seus cargos por 180 dias. Assume então o cargo de governador do Estado o presidente da Alesc, deputado Julio Garcia. Caso ele não possa, o próximo na linha de sucessão é o presidente do TJSC.

A partir disso, a mesma comissão julgadora fará uma terceira votação. Se houver sete votos a favor do impeachment, Moisés e Daniela perdem efetivamente seus cargos. Caso a impeachment ocorra até 31 de dezembro, o novo governador e vice serão definidos pela população, na urna. Se o afastamento ocorrer a partir de 1º de janeiro, quem elegerá define o governador e vice serão os deputados da Alesc. Se nas próximas votações o pedido de impeachment não obtiver os votos necessários, o processo é arquivado e Moisés segue nas suas funções.   

A votação da Alesc desta quinta-feira, dia 17, ocorreu de forma nominal, com cada deputado indo até o microfone declarando seu voto. O relatório, avaliado hoje em plenário, também pediu o impedimento da vice Daniela Reinehr por suposto crime de responsabilidade. O julgamento de admissibilidade do processo de investigação para impeachment do governador teve início após às 19 horas, logo após a Alesc aprovar a continuidade do processo de impeachment contra a vice. O procedimento seguiu igual ao anterior (contra a vice-governadora Daniela Reinehr). Cada bancada teve até uma hora para se pronunciar. A votação foi realizada na sequência, pelos 40 deputados. 

 

 

Como foram os votos do prosseguimento ao impeachment de Carlos Moisés

MDB

Ada de Luca – sim

Fernando Krelling – sim

Jerry Comper – sim

Luiz Fernando Vampiro – sim

Mauro Nadal – sim

Moacir Sopelsa – sim

Romildo Titon – sim

Valdir Cobalchini – sim

Volnei Weber – sim

PSL

Ana Campagnolo – sim

Coronel Mocellin – não

Felipe Estevão – sim

Jessé Lopes – sim

Ricardo Alba – sim

Sargento Lima – sim

PSD

Ismael dos Santos – sim

Julio Garcia – abstenção

Kennedy Nunes – sim

Marlene Fengler – sim

Milton Hobus – sim

PL

Ivan Naatz – sim

Marcius Machado – sim 

Maurício Skurdlark – sim

Nilso Berlanda – sim

PT

Fabiano da Luz – sim

Luciane Carminatti – sim 

Neodi Saretta – sim

Padre Pedro Baldissera – sim

PP

Altair Silva – não

João Amin – sim

José Milton Scheffer – não

PSB

Laércio Schuster – sim

Nazareno Martins – sim

PSDB

Dr. Vicente Caropreso – não

Marcos Vieira – sim

PDT

Paulinha – não

NOVO

Bruno Souza – não

PCdoB

Cesar Valduga – sim

PSC

Jair Miotto – sim

REPUBLICANOS

Sergio Motta – sim

Fonte: Engeplus

Notícias relacionadas