Educação

A Voz que integra a escola Amadeu da Luz

Escola resgata projeto Voz do Amadeu, e envolve os alunos na produção do programa

13 de dezembro de 2020

Entre os anos de 2008 e 2012, a EBM Dr. Amadeu da Luz mantinha um projeto que animava os corredores da escola durante o intervalo. Era a rádio Voz do Amadeu, feita pelos próprios alunos da instituição. Os radialistas eram os estudantes do 9º ano e a rádio funcionava durante o intervalo, na sala de informática da escola, em três dias da semana. Era colocada uma caixa amplificadora no corredor e todos os alunos vinham ouvir o programa próximos a ela, enquanto a Rádio transmitia entrevistas, passava recados e oferecia músicas, escolhidas pelos alunos.

Porém, há oito anos, o projeto deixou de ser realizado e a Voz do Amadeu parou de existir, até o início de 2020, quando foi resgatado. A tecnóloga Lorizete Pegorini e a professora Luciana Otto Michels foram as responsáveis por trazer de volta este projeto tão especial. 

“Neste ano, decidimos que não iria passar. Então eu e a professora Luciana conversamos sobre como poderíamos colocar em prática novamente a Rádio Voz do Amadeu. Decidimos convidar os alunos dos sétimos anos para participarem do projeto, sendo responsáveis pelas entrevistas e gravações dos programas e, felizmente, conseguimos resgatar a Rádio Voz do Amadeu”, conta Lorizete.

 

A professora Luciana explica que o projeto da Rádio Voz do Amadeu foi apresentado em sala para os alunos do 7º ano e foi aberta a possibilidade de, quem tivesse interesse, se inscrever para tentar participar. A partir dali, foi feita uma seleção, daqueles que mais teriam condições de abraçar o projeto em sua totalidade. 

“Nós formamos um grupo para criar a Rádio e iniciamos os trabalhos com o projeto. Porém logo que isso aconteceu, chegou a pandemia do coronavírus, que desencadeou a suspensão das aulas presenciais e nos obrigou a pensar em uma mudança de formato, que fosse adequado à nova realidade”, conta Luciana.

O grupo, então, se concentrou em encontrar uma nova forma de continuar com o projeto e surgiu a ideia de fazê-lo de forma virtual. Agora, ele é feito em vídeo, à distância, com gravações das chamadas pelos alunos e das entrevistas pelas plataformas de chamadas em vídeo. O Voz do Amadeu é gravado uma vez por semana e divulgado por meio do Facebook. Nesta semana, o programa chegou à sua 30ª edição.

O grupo que coordena o programa é formado por Lorizete, Luciana e mais quatro alunos, hoje, sendo eles Paola Erbs, Pietra Isabel Gustmann, João Marcos Friesen e Sthefany Yasmin Diehl. Duas alunas, Paola Beatriz Borchardt e Kaylane Cristine Zibéll também integravam o grupo, mas precisaram sair. As pautas a estrutura do programa são discutidas entre os participantes por meio de um grupo no WhatsApp.

“No começou era apenas um bloco, que planejamos ter cerca de sete minutos, mas logo ficou mais extenso. Começamos fazendo entrevistas com alunos e professores, falando sobre a mudança na rotina, devido à pandemia. Porém logo precisamos diversificar, então fizemos tours pela escola, para mostrar a quem estava em casa como estavam as coisas e relembrar os tempos de corredores e pátio cheios”, comenta Luciana.

Ao longo dos meses, conforme a pandemia ia se estendendo, o programa foi evoluindo e novos quadros foram surgindo. Hoje, conta com os quadros Dicas de Português, de Alemão e de Inglês, que traz explicações simples sobre o uso diário dos idiomas, e são intercalados a cada semana; há um quadro que fala sobre a vida dos funcionários, contando sua história, família e curiosidades; quadro Giro pela Arte, que mostra o que é feito na escola e também em outras instituições, coordenado pelo professor Sandro José Ribas de Oliveira; parabéns aos aniversariantes da escola; relembrando a infância dos funcionários; dicas de filmes e livros; e o quadro Por Trás das Câmeras. 

Hoje, o programa já tem dois blocos e vai ao ar toda quarta-feira.  Uma das alunas que participa do programa, gravando entrevistas e chamadas é a Pietra, de 12 anos. Ela conta que começou a fazer parte do Voz do Amadeu após um convite das professoras. “Em uma disciplina, na escola, tivemos que fazer uma maquete, de um castelo. Como tarefa para uma outra matéria, precisamos apresentar a nossa maquete, como se fosse uma reportagem e as professoras acharam que a minha ficou muito boa, por isso me chamaram para participar. No início eu fiquei com um pouco de vergonha, mas hoje gosto muito de estar participando”, afirma. Hoje, Pietra é responsável pelo quadro Por Trás das Câmeras, que apresentas os bastidores dos programas.

Para quem quiser acompanhar o programa, pode encontrá-lo no Facebook da Escola Amadeu da Luz.

 

Notícias relacionadas