Cultura

A representação do país dos cartoon’s

Bélgica terá ovo trazendo a sua cultura em cartoon’s, na Eier Parade

27 de fevereiro de 2021

A Bélgica é um dos países escolhidos para terem a sua cultura representada na Eier Parade, principal atração da 13ª Osterfest, que em 2021 será contemplativa. Um dos ovos integrantes da parada terá a temática belga e foi finalizado nesta semana, na cidade.

A pintura do ovo ficou a cargo do cartunista Aldo Maes dos Anjos. Descendente de belgas, ele reside na cidade de Gaspar, mas foi convidado pela Associação Ilha Belga, de Ilhota, para ser o artista responsável por pintar um dos ovos da Eier Parade. Segundo Sueli Ana dos Santos, presidente da Associação, o convite para serem responsáveis pelo ovo que representa a cultura belga veio por parte da Avip.

“Quando fundamos a nossa Associação, em Ilhota, a Avip foi uma das entidades que contribuiu para que nos organizássemos, então tínhamos esse contato, por isso nos convidaram para escolher o artista que retrataria um pouco da cultura dos nossos colonizadores. Então, tivemos a ideia de convidar o Aldo, descendente de belgas e que tem experiência de anos com cartoon”, relata Sueli.

 

A descendência do cartunista ficou conhecida por meio de um concurso de histórias em quadrinhos, do qual ele participou, e que foi organizado pela Associação Ilha Belga. “A partir do momento que surgiu o convite da Avip, pensamos em fazer um ovo que retratasse o cartoon, que é muito tradicional na Bélgica, inclusive com um dos maiores museus temáticos do mundo e, pela descendência do Aldo, o convidamos. Queremos fazer essa ligação, da tradição Belga em cartoons, com o descendência aqui, a herança que temos no Vale, especialmente em Ilhota”, complementa Sueli.

Em termos de cartoons, dois dos desenhos mais famosos do mundo surgiram na Bélgica: Os Smurfs e as Aventuras de Tim-Tim. A Associação Ilha Belga entrou em contato com os detentores dos direitos de ambos os desenhos, e conseguiu autorização para reproduzir os Smurfs, que ilustram uma parte do ovo que estará na Eier Parade.

O responsável por dar cores e formas à tradição belga, no ovo, Aldo Maes dos Anjos, relata que trouxe a sua experiência de duas décadas como cartunista e espera que a obra encante quem tiver a oportunidade de vê-la.

“Eu sou autor de histórias em quadrinhos há 20 anos, em Gaspar e trouxe essa bagagem. Para o ovo, decidimos colocar as cores da bandeira belga, cultura da principal colonização de Ilhota, e também ilustrar a tradição das histórias em quadrinhos, de um lado com os tradicionais Smurfs e do outro com personagens dos meus cartoon’s, de histórias de um descendente de belgas”, finaliza.

 

 

Notícias relacionadas