Especiais

A experiência na criação de aves

Dia do avicultor é celebrado neste sábado, dia 28: conheça a história de um criador de aves que atua na profissão há anos

28 de agosto de 2021

O dia 28 de agosto é marcado pelo dia do avicultor e da avicultura, uma atividade que tem sua força em nosso país. E, em nossa região, também não é diferente. Na Rua Erwin Manske, na divisa entre Pomerode e Blumenau, há um grande exemplo deste tipo de atividade, sem perder a essência. familiar.

Aos fundos de uma casa enxaimel, um dos símbolos da cultura germânica, que espalha seus traços pela nossa cidade, há uma criação de patos, uma das maiores da região. E, por lá, Reno Modrow e sua esposa Renita Modrow, dedicam o seu tempo à avicultura, fazendo parte da empresa Villa Germânia, que é conhecida por ser uma das maiores exportadoras deste segmento, na América Latina.

Mas, antes de fazer parte de uma grande empresa, tudo começou sendo construído aos poucos. Desde 1986, Modrow atua na avicultura e iniciou com a criação de frangos, dividindo a rotina de trabalho na indústria com a atuação no campo. No ano de 1997, resolveu focar apenas na profissão de avicultor e passou a investir seu tempo e também seu dinheiro para aumentar a produção de suas aves. Há alguns anos, a família passou a criar apenas os patos e hoje em dia, passam pela granja cerca de 100 mil animais, sendo uma produção de média escala, em um ambiente de família. 

 

 

Modrow explica que o consumo de pato e marreco em nossa região é muito forte, principalmente na cidade de Pomerode.

“A Villa é a mais forte da América Latina. O mercado é muito forte, mas na nossa região, por ter essa raiz germânica, os produtos acabam saindo com mais frequência por aqui. E, sabemos que o pomerodense adora um pato ou marreco, seja recheado ou não. A cultura de consumo deste tipo de alimento é realmente muito forte por aqui”, comenta o avicultor.

O avicultor explica que as aves nascem na cidade de Indaial e depois são transferidas para o seu aviário, onde ficam cerca de 45 dias. O local conta com dois galpões e possuem toda a estrutura necessária para a criação das aves. Além da esposa, que ajuda nas atividades diárias, Seu Reno conta com a ajuda do genro Claúdio Boehmke. Ele fala de como é a experiência de trabalhar em família.

“Eu trabalho na avicultura desde o ano de 2015, com meu sogro e sogra. É uma atividade muito boa de se trabalhar e vejo uma grande expansão a venda de patos e marrecos, já que é uma região muito forte na agricultura, tanto na Vila Itoupava, quanto em Pomerode”, finaliza.

Notícias relacionadas