Especiais

50 anos de cuidado, educação e amor

CEIM Rosa Borck completa 50 anos e enaltece serviço prestado pela cidadã que deu nome ao local, a parteira Rosa Borck

15 de maio de 2021

Há cinco décadas, em 09 de maio de 1971, era fundado, em Pomerode, o Jardim de Infância Dona Rosa Borck, destinado a atender às crianças da comunidade de Testo Rega. O nome do jardim de infância foi dado em homenagem à parteira Rosa Borck, que atuou em Pomerode, na época Distrito de Rio do Testo, por quase 50 anos. Segundo um histórico da parteira, mantido pelo CEIM Rosa Borck, ela atendeu a mais de 20 mil partos, enquanto atuou na comunidade.

Rosa Borck faleceu em 22 de julho de 1968 e, quase três anos depois, teve seu nome eternizado no Jardim de Infância. A primeira sede da instituição foi um pequeno prédio, localizado onde hoje é a entrada para um supermercado, próximo ao local da atual sede. Na época, o Jardim de Infância começou com duas turmas, uma de manhã e outra à tarde, totalizando 46 alunos. A primeira professora regente do local foi Ani Manske Fiamoncini.

 

Primeiras instalações do Jardim de Infância Rosa Borck. (Foto: Arquivo CEIM Rosa Borck)

 

Primeiros alunos do CEIM Rosa Borck, na década de 70. (Foto: Arquivo CEIM Rosa Borck)

As atividades seguiram no local até 23 de junho de 1990, quando foi inaugurado o prédio que recebe as atuais dependências. Com o passar dos anos e as melhorias nas instalações, o horário de atendimento e o número de crianças do CEIM foi aumentando, de forma gradativa.

A nomenclatura de Centro de Educação Infantil Municipal Rosa Borck veio em 06 de abril de 1998. “Havia o entendimento de que o CEI não é somente um lugar para os pais deixarem seus filhos quando forem trabalhar, mas sim um espaço de educação. Onde o cuidar e educar andam juntos para que as crianças se desenvolvam de forma saudável”, afirma a atual diretora da instituição Carmen Schuldt Völz, que assumiu a diretoria em 2017.

Atualmente, em 2021 o CEIM Rosa Borck atende a 154 crianças, com idade de três meses a quatro anos, sendo que, por conta da pandemia e para seguir todos os protocolos sanitários, o atendimento segue das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. O CEIM também conta com 33 colaboradores efetivamente trabalhando, entre direção, orientadora, secretária, zelador, auxiliares de serviços gerais, professores e auxiliares de educação infantil. O Presidente da APP é o Sr. José Roberto Ebbing dos Santos.

Para celebrar o marco dos 50 anos de atividades, mesmo em meio à pandemia, a equipe do CEIM decorou a instituição e serviu um bolo, como uma forma de comemorar o aniversário do local. 

“Fizemos uma pequena celebração, da melhor forma possível. Então produzimos um vídeo, comemorando a data, com a história do CEIM, lançado no domingo, 09, e na segunda-feira, enfeitamos o CEIM, servimos um bolo festivo, tudo dentro dos protocolos. Deixamos o dia alegre e nós aqui, também, e fizemos um sorteio de 50 prêmios, como forma de celebrar, com a nossa comunidade. Foi uma forma diferente de comemorar os 50 anos, que não poderiam passar em branco”, destaca a diretora. 

Para Carmen, o momento é de celebrar e honrar a história de competência na educação, escrita pelo CEIM Rosa Borck ao longo destas cinco décadas. 

“Somos um Centro de Educação Infantil, porque nossa intenção vai além do cuidar, trazendo junto o educar. Esse sempre é o grande objetivo, garantir que as crianças tenham um desenvolvimento saudável. E o sentimento, realmente, que nem eu coloquei na segunda-feira, também, é garantir a excelência na educação, acho que esse é o grande objetivo sempre, de educar, com amor. É uma grande satisfação estar à frente de uma equipe tão competente, de crianças e de família tão incríveis”, ressalta. 

 

Quem foi Rosa Borck

Filha de humildes lavradores, Rosa Borck nasceu em 29 de janeiro de 1894, e sempre revelava um espírito humanitário, que sempre esteve em evidência, durante a sua vida. Devido à Primeira Guerra Mundial, Rosa Borck, ainda jovem, aprendeu o ofício de parteira, como Dr. Zappelt, de Blumenau, obtendo o diploma em 1918, quando passou a exercer a profissão, no antigo Distrito de Rio do Testo.

Em sua época, não havia farmácia, hospital e sequer telefone em nossa região, tornando precárias as condições de trabalho para as parturientes. Em um arquivo sobre Rosa Borck, mantido pelo CEI que leva seu nome, lê-se: “Quantas e quantas vezes via-se dona Rosa Borck atender chamados, montada no cavalo, sentada em carroças, em zorras, para finalmente chegar ao local de destino”. 

 

Rosa Borck, retratada nas dependências do CEIM. (Foto: Arquivo CEIM Rosa Borck)

Era também Rosa Borck quem as pessoas procuravam em casos de doença, de adultos e crianças, devido ao vasto conhecimento na área da saúde. 

Nos seus quase 50 anos de serviços dedicados à causa de sua comunidade, Rosa Borck ainda encontrou tempo e disposição para educar a própria filha, Raulina Fischer, que também se dedicou à mesma causa, há mais de 30 anos. Rosa Borck faleceu em 22 de julho de 1968, aos 74 anos.

 

 

Notícias relacionadas