País

Noite virou dia: clarão no céu chama a atenção de moradores do PR

Fenômeno foi registrado na madrugada desta terça-feira.

7 de fevereiro de 2023

Foto: Reprodução / Twitter @Astronomiaum

Durante a madrugada desta terça-feira, 07 de fevereiro, um forte clarão no céu chamou a atenção de moradores do município de Cascavel (PR). Algumas pessoas disseram, inclusive, que sentiram um tremor acompanhado por um estrondo.

Segundo relatos nas Redes Sociais, o fenômeno também foi visto e sentido em Capanema, Toledo, Santa Tereza do Oeste, Sarandi e Maringá.

Conforme o site Climatempo, é normal que fragmentos espaciais caiam na Terra e, ao entrarem em contato com a atmosfera, entrem em combustão.

“Quando caem na Terra, atravessam a atmosfera com velocidades elevadas e o atrito com o ar provoca a fusão total ou parcial deles. À noite esse efeito é visto como um rastro luminoso. […] Corpos grandes produzem meteoros mais intensos, como as bolas de fogo e os bólidos, seguidos de rastro de fumaça e ruído sonoro intenso”.

Um vídeo publicado no Twitter, mostra o momento em que o fenômeno foi registrado. As imagens são de um clarão passando pelo céu e iluminando dois carros que estavam estacionados na rua, durante a madrugada.

 

Imagens: Reprodução/Twitter @Astronomiaum

 

Ainda não foi emitido nenhum tipo de comunicado oficial, mas segundo especialistas em astronomia é que pode ser realmente um meteoro ou um satélite.

 

Notícias relacionadas