Nestlé recolhe lotes da linha ‘Meu Primeiro Lanchinho’ por contaminação; saiba quais
Lotes afetados incluem os sabores ‘Snack Morango e Banana’ e ‘Snack Laranja e Banana’
Foto: Divulgação/Nestlé
A Nestlé anunciou o recolhimento voluntário de lotes específicos da linha ‘Meu Primeiro Lanchinho’ da marca Mucilon, em todo o território nacional. A ação foi tomada após a detecção, durante uma análise de rotina, de níveis de aflatoxina acima do limite permitido pela legislação brasileira.
Os lotes afetados incluem os sabores ‘Snack Morango e Banana’ e ‘Snack Laranja e Banana’.
A empresa aproveitou para esclarecer os riscos à saúde associados à presença de aflatoxina. Quando consumida em quantidades elevadas ao longo do tempo, essa substância pode causar danos ao fígado e outros problemas de saúde.
O recolhimento está restrito apenas aos lotes mencionados e está sendo conduzido de forma coordenada com as autoridades competentes. Os produtos da linha ´Meu Primeiro Lanchinho´ que não fazem parte dos lotes contaminados continuarão sendo comercializados normalmente.
A Nestlé orienta que, caso você possua os produtos afetados, evite o consumo e entre em contato com o atendimento ao consumidor para realizar a devolução gratuita e obter o reembolso. Os canais de comunicação são: [email protected] e o telefone 0800-761-2500, disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A empresa também informou que a distribuição e a venda desses lotes já foram suspensas.
As aflatoxinas são substâncias produzidas por fungos que se desenvolvem em ambientes quentes e úmidos, e podem estar presentes em diversos alimentos, contaminando, por exemplo, plantações de arroz, colheita e armazenamento.
A intoxicação por aflatoxinas pode ocorrer de duas formas: aguda, quando há ingestão de grandes quantidades em um curto período, e crônica, quando o consumo se dá de forma prolongada e contínua.
Segundo os testes realizados pela Nestlé, os níveis de aflatoxina encontrados nos produtos estão bem abaixo dos limites que poderiam causar uma reação aguda imediata. A empresa explicou que, para ocorrer uma intoxicação aguda, seria necessário consumir diariamente 18kg do produto, ou 508 pacotes de 35g, por um período de 1 a 3 semanas. Portanto, não há risco de toxicidade aguda para os consumidores.
No entanto, o consumo prolongado de alimentos com níveis elevados de aflatoxina pode ser prejudicial à saúde, podendo, em casos extremos, afetar o fígado.
Confira a relação completa dos lotes afetados na tabela abaixo: