Especiais

Nascimento surpresa: ovelha dá à luz a trigêmeos em sítio de Pomerode

Animal apresenta um quadro de mastite, o que dificulta a capacidade de amamentar os filhotes

22 de dezembro de 2024

Foto: Família Lumke/Arquivo pessoal

Na tarde de sexta-feira, 20 de dezembro, uma surpresa trouxe alegria ao sítio do Sr. Lodimar Lumke, em Pomerode: uma ovelha, da raça Dorper com mistura da raça Santa Inês, deu à luz a trigêmeos.

O nascimento dos filhotes ocorreu por volta das 14h, na propriedade da família, localizada na rua dos Atiradores, em Testo Central.

Antes do caso, a ovelha geralmente gerava apenas gêmeos, o que surpreendeu ainda mais os proprietários do sítio. Apesar de não ser comum para o animal, ele não apresentou nenhuma dificuldade na hora do parto.

Segundo Lodimar Lumke, proprietário do local, a ovelha enfrenta um quadro de mastite que já havia afetado sua capacidade de amamentar em uma gestação anterior, quando conseguiu alimentar os filhotes utilizando apenas uma teta. Desta vez, a doença impediu totalmente a produção de leite.

Foto: Família Lumke/Arquivo pessoal

Para garantir a sobrevivência dos recém-nascidos, a família Lumke adotou uma forma cuidadosa e está alimentando os trigêmeos com leite de vaca por meio de mamadeiras.

“Na propriedade já teve um nascimento de trigêmeos, mas sempre é uma surpresa muito gratificante. No final dessa gestação já era esperado que fossem dois filhotes bem grandes, ou então três. E na sexta feira tivemos a surpresa. O parto foi tranquilo e não foi necessário apoio para o nascimento. Agora, cuidar desses filhotes, tratar na mamadeira está sendo um super programa de férias!” comenta a família Lumke.

A mamãe, mesmo sem amamentar, está sendo superprotetora e acolhedora com os filhotes. A família ainda finaliza dizendo que esperam que as ovelhinhas se desenvolvam bem e cresçam fortes e saudáveis.

Notícias relacionadas