Eventos

Na contagem regressiva para o Festival Gastronômico

Evento irá destacar receitas tradicionais das famílias da Rota do Enxaimel

2 de julho de 2022

Foto: Arquivo Jornal de Pomerode

Daqui a cerca de uma semana, mais precisamente no dia 07 de julho, o melhor da gastronomia pomerodense estará reunido no Pavilhão de Eventos, pois terá início mais um Festival Gastronômico de Pomerode. O evento acontece de 07 a 24 de julho.

Em 2022, o evento retorna após dois anos de hiato, devido à pandemia, e apresenta como tema os “Sabores de uma Rota Premiada”, inspirado na Rota do Enxaimel e na história das famílias que lá residem. Cada um dos 12 estabelecimentos participantes fez uma releitura de uma receita tradicional de diversas famílias da Rota do Enxaimel.

A região, neste ano, foi considerada pela Organização das Nações Unidas uma das melhores do mundo para a prática do turismo, e inspirou os Pratos Estrelas da 16ª edição do Festival Gastronômico.

O grande objetivo do evento, neste ano, é contar histórias através das iguarias culinárias que são servidas por lá, uma vez que os diferentes ingredientes usados na preparação dos pratos permitem um resgate do passado e a geração de memórias incríveis em um espetáculo gastronômico que dura quase 20 dias.

Os chefs e moradores mergulharam nos ingredientes e técnicas e, a partir desse compartilhamento, foram criados os pratos que serão destaques desta edição.

A coordenadora da pesquisa que construiu o menu do evento, Eliana Czaschke, comenta que a escolha pelo tema conecta a história das famílias com o atual momento de reconhecimento da Rota do Enxaimel. “A gastronomia afetiva e familiar ganhou muita força nos anos de pandemia. O Festival Gastronômico de Pomerode é o momento perfeito para olharmos para dentro das nossas casas e buscarmos inspiração. No caso do tema deste ano, as próprias construções ainda agregam um valor inestimável a esse contexto”, explica.

O presidente da Associação Visite Pomerode (Avip), Manfredo Goede, destaca a excelência aplicada em todos os detalhes do evento.

“Esquecendo totalmente a modéstia, o Festival Gastronomico de Pomerode, é o mais charmoso de Santa Catarina. A originalidade dos pratos, bem como os cuidados com a decoração e o serviço prestado fazem totalmente a diferença. A escolha do tema da Rota enxaimel, de seus moradores, de suas histórias e de sua culinária, remetem uma sensação única muito bem traduzida pelos melhores restaurantes da cidade, em seus pratos”.

Notícias relacionadas