Geral

Motivação e bem-estar discutidos por Grupo de Apoio à Adoção

O Grupo de Estudo e Apoio à Adoção de Pomerode (GEAAP), que faz parte da Associação pelo Bem Estar da Família (ABEFAN), esteve reunido no sábado, 13/08, para mais um encontro e uma palestra com um profissional da área para tratar do assunto adoção. Com o tema “Motivação para adoção”,…

19 de agosto de 2011

O Grupo de Estudo e Apoio à Adoção de Pomerode (GEAAP), que faz parte da Associação pelo Bem Estar da Família (ABEFAN), esteve reunido no sábado, 13/08, para mais um encontro e uma palestra com um profissional da área para tratar do assunto adoção.
Com o tema “Motivação para adoção”, ministrado pela psicóloga Rebeca Domitilla Brinhosa, de Blumenau, explorou-se o conceito de motivação, que nada mais é que "motivos para ação", ou seja, "objetivos" que nos fazem agir e foi dito na ocasião que 80% da motivação está em nossos elementos internos.
Segundo a psicóloga, ter essa informação em mãos nos angustia, porque descobrimos que somos os maiores responsáveis por nos manter motivados e felizes e sendo assim cai sobre nós uma culpa de não interferirmos positivamente em nosso estado de espírito.
Rebeca tratou de ações para que essa “tal felicidade” seja plena e comentou sobre o que é necessário para isso. “engajamento, relações positivas, realização, propósito e emoções positivas, esse é o caminho”, disse Rebeca.
O GEAAP volta a se reunir no próximo mês, com uma nova palestra a ser agendada.

Ao grupo foram deixadas cinco dicas importantes para o Bem-Estar, que são:
1) Conecte-se: estabeleça relações com as pessoas à sua volta. As interações sociais evitam doença mental!
2) Seja ativo: Pratique atividade física. Isso protege contra ansiedade e depressão.
3) Preste atenção: tome consciência do que você sente. Aprecie os momentos bons da vida e viva o presente!
4) Continue aprendendo: tente algo novo, matricule-se em um curso, faça uma nova tarefa. Estudos mostram que o bem-estar está ligado a ter metas!
5) Doe-se: agradeça a alguém, ajude um amigo ou um estranho. Olhe para fora, além de olhar para dentro de si. Pesquisas mostram que pessoas que tem um interesse maior pelos outros tendem a se considerar mais felizes.

Notícias relacionadas