Estado

Morre Ice, cão do CBMSC, considerado o primeiro salva-vidas do Brasil

Ele tinha 15 anos e estava aposentado desde 2018

3 de setembro de 2024

Foto: Divulgação / CBMSC

Morreu nesta segunda-feira, 02 de setembro, Ice, o cão de busca que atuava pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e formava o binômio com o sargento Evandro Amorim.

Segundo a publicação feita pelo CBMSC no perfil do Instagram, Ice tinha 15 anos, estava aposentado, e faleceu de causas naturais, em Itajaí.

O cão era considerado o primeiro salva-vidas do Brasil e prestou socorro às vítimas da tragédia em Mariana (MG), em 2015, além de ter auxiliado no treinamento de diversos cinotécnicos pelo Brasil, que realizaram cursos em Santa Catarina.

Ice também atuava junto à Polícia Civil, para procurar vítimas de homicídios. Entre os trabalhos mais recentes, Ice fazia parte de um projeto terapêutico no Hospital Marieta Konder, em Itajaí.

A aposentadoria do Ice foi em 2018, quando ele tinha nove anos de idade. Desde então, ele deixou de ser um salva-vidas nas praias e passou a atuar apenas em hospitais e no treinamento de outros cães.

Na nota publicada nas redes sociais, o CBMSC “presta respeitosas continências e agradece ao cão de busca Ice e ao sargento Amorim pelos anos de serviços dedicados aos cidadãos”.

Notícias relacionadas