Esporte

Morre a ex-jogadora de vôlei e campeã olímpica Walewska de Oliveira, aos 43 anos

Morte foi confirmada na noite desta quinta-feira, 21

22 de setembro de 2023

Foto: Getty Images

Morreu na noite desta quinta-feira, 21 de setembro a ex-jogadora de vôlei e campeã olímpica pela Seleção, Walewska de Oliveira, aos 43 anos.

As circunstâncias e a causa da morte ainda não foram informadas, mas o falecimento foi confirmado durante a noite. Walewska estava na cidade de São Paulo.

A ex-jogadora, que atuava como central, estava aposentada das quadras desde o fim da temporada 2021/22. Com a Seleção Brasileira, Walewska foi campeã olímpica em Pequim 2008, na conquista da primeira medalha de ouro do vôlei feminino.

Também em Olimpíadas, ela foi bronze em Sidney 2000 e quarta colocada em Atenas 2004. Walewska foi medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 1999, sob o comando de Bernardinho, que a convocou pela primeira vez, em 1997. Depois, com José Roberto Guimarães, seguiu colecionando títulos e vitórias.

Pelos clubes, ela vestiu a camisa de algumas das principais equipes do país, como Minas, Osasco e Praia Clube, último clube a defender, antes da aposentadoria.

Inclusive, após a aposentadoria dela, o Praia Clube deixou de usar a camisa 1, que Wal sempre vestiu. Sua despedida das quadras foi no Sul-Americano de Clubes, em 2022. A ex-central lançou sua biografia, “Em Outras Redes”, neste ano, na qual ela conta sua trajetória nas quadras.

Nas redes sociais, atletas que dividiram as quadras com Walewska, como Sheilla e Fabi, que estavam na campanha histórica do primeiro ouro olímpico do Brasil, lamentaram a perda precoce de Wal, como era chamada.

Notícias relacionadas