Esporte

Meia Maratona e prova internacional de ciclismo consolidam Pomerode no turismo desportivo

A Meia Maratona de Pomerode e a competição de ciclismo de estrada UCI Gran Fondo World Series Brasil compõem um calendário anual de eventos que mistura esporte, entretenimento e cultura.

19 de outubro de 2023

Foto: Foco Radical

Dois eventos esportivos de grande porte vão atrair cerca de 15 mil pessoas a Pomerode num intervalo de duas semanas, entre outubro e novembro. A Meia Maratona de Pomerode e a competição de ciclismo de estrada UCI Gran Fondo World Series Brasil compõem um calendário anual de eventos que mistura esporte, entretenimento e cultura.

O segmento desportivo já é importante na consolidação de Pomerode como um destino turístico de ano inteiro.

Para o próximo fim de semana, a Meia Maratona de Pomerode promete lotar a rede hoteleira. São 4,2 mil atletas inscritos e uma estimativa superior a 10 mil visitantes, incluindo familiares dos participantes, organizadores e imprensa. O evento começa na sexta-feira (20), com a entrega dos kits de prova no Pavilhão de Eventos, e só termina no domingo (22).

São duas corridas: a de 6 quilômetros, com largada às 17h30min de sábado; e a de 21 quilômetros, às 6h de domingo. Os atletas largam do Portal Turístico Sul e as cerimônias de premiação serão no Pavilhão de Eventos. Ao longo do fim de semana haverá atrações no pavilhão, como apresentações musicais e de grupos folclóricos, gastronomia, exposição e competições típicas.

Mais informações sobre a Meia Maratona de Pomerode no site www.vemcorrer.com.br .

 

Gran Fondo

De 3 a 5 de novembro Pomerode vai se tornar a casa do ciclismo de estrada. Será a primeira etapa brasileira da UCI Gran Fondo World Series, prova internacional chancelada pela Union Cycliste Internationale (UCI). Muito populares na Europa, as provas de Gran Fondo percorrem longas distâncias e reúnem milhares de atletas em mais de 20 países.

Em Pomerode, serão mais de mil ciclistas amadores e profissionais. São aguardados atletas de nove países, além do Brasil: EUA, México, Colômbia, Equador, Uruguai, Argentina, Alemanha, França e Itália. As inscrições seguem abertas até 23 de outubro no site https://www.ucigranfondobrasil.com.br/

O evento inclui uma prova de 140 quilômetros e outra de 80 quilômetros. O percurso passa por municípios vizinhos, como Rio dos Cedros, Timbó e Benedito Novo. Largada e linha de chegada estarão posicionadas no Centro Cultural de Pomerode. No mesmo local, ao longo do fim de semana, participantes e público também encontrarão atrações culturais, feira, exposição de produtos e gastronomia.
A expectativa de público total é de 5 mil pessoas.

 

Outros eventos

Em abril, todos os anos a cidade recebe milhares de pessoas para o Desafio dos Rochas, uma das provas mais tradicionais do calendário do mountain bike nacional. A próxima edição já está agendada para os dias 13 e 14 de abril de 2024.

Em julho de 2023, Pomerode também sediou o Campeonato Brasileiro de Downhill, que reuniu ciclistas de todo o país na pista localizada no Morro da Turquia, bem no Centro da cidade.

 

Visite Pomerode

Pomerode está localizada no Vale Europeu, em Santa Catarina, a apenas 75 quilômetros do aeroporto de Navegantes. É um dos principais destinos turísticos catarinenses, combinando a tranquilidade do interior e a cultura da imigração alemã com atrações para toda a família em parques temáticos, zoológico, museus, restaurantes típicos e lojas de fábrica.

Mais informações em www.visitepomerode.com.br

Notícias relacionadas