Estado

Maior fogueira de São João de SC será acesa neste sábado, 25

Estrutura, que fica em São João do Itaperiú, no norte catarinense, tem 35 metros de altura

25 de junho de 2022

Foto: Eduardo Junkes

As ruas da pequena São João do Itaperiú serão tomadas por uma multidão de visitantes a partir de hoje, dia 24, com a tradicional festa em honra ao padroeiro São João Batista. Mais de 20 mil pessoas são aguardadas durante o evento que vai até domingo, dia 26. O ponto alto da festa é o acendimento da maior fogueira do estado, com 35 metros de altura, que acontece a partir das 23h de sábado.

continua após a publicidade

Com 107 anos desde a sua primeira edição, a festa já se tornou um dos principais eventos do norte catarinense. Para a moradora e devota, Eulália Delmonego, de 83 anos, o acendimento da fogueira celebra, além da fé católica no Santo, o orgulho e o sentimento de ser itaperiuense.

De acordo com a Igreja Católica, Santa Isabel estava grávida e ao avisar Maria (Nossa Senhora) sobre a espera do seu filho, Maria pediu para ser informada sobre o nascimento do menino. Isabel então disse que acenderia uma grande fogueira para que Maria recebesse o sinal. Assim aconteceu na noite do dia 24 de junho, dando origem a tradição da fogueira junina.

continua após a publicidade

O prefeito de São João do Itaperiú, Clézio Fortunato, afirma que o retorno das festividades juninas após o período de pandemia traz grande expectativa para a vinda de visitantes. Somente na noite de sábado, para o acendimento da fogueira, mais de 15 mil pessoas são aguardadas. Além da estrela da festa e das celebrações religiosas, a programação conta com a agenda de bailes no Centro de Integrações Turísticas.

Na sexta-feira, subirão ao palco as bandas: Talagaço, Primeira Dama, Explosão e Campo Afora. Já no sábado, dia 25, a festa continua com Os Serranos, Candieiro e Banda Real. Os ingresso são vendidos na hora, na bilheteria do evento.

 

Informações sobre a fogueira

Para construir a fogueira, o município precisa procurar as árvores ideais que poderão atingir a altura desejada – já que a estrutura principal da fogueira são troncos inteiros. Neste ano, são 35 metros à mostra e outros dois metros abaixo da terra para dar sustentação. Ao todo, são sete árvores da espécie eucalipto e 103 metros estéreo de madeira para completar o interior da fogueira. Foram necessários cinco dias completos de trabalho, 10 pessoas e um guindaste para montar a estrutura.

Além da estrela da festa, o município produziu aproximadamente 18 mil bandeirinhas que dão um colorido especial às ruas de São João do Itaperiú e diversas réplicas da fogueira que estão espalhadas pelas esquinas da cidade.

Fonte: Prefeitura de São João do Itaperiú

Notícias relacionadas

Mais Lidas

Publicidade