Loja Handgemacht lança “Coleção Lar”, em Pomerode
Coleção é resultado de um projeto desenvolvido em parceria com o Sebrae

Foto: Isadora Brehmer / JP
Uma iniciativa inédita, que enaltece o que há de mais belo no artesanato de Pomerode, fruto do colaborativismo.
Na noite desta quarta-feira, 08 de novembro, a Loja Feito à Mão em Pomerode, a Handgemacht, lançou oficialmente a sua coleção própria, intitulada “Coleção Lar”. O evento de lançamento foi realizado No Jardim Restô Bar e reuniu artesãos, patrocinadores e apoiadores da iniciativa.
Segundo a presidente da Associação de Artesãos de Pomerode, Dirce Goede, era um desejo antigo do grupo desenvolver um projeto junto ao Sebrae e, neste ano, foi possível colocar a ideia em prática.
Ao longo deste ano, os artesãos receberam orientações para qualificar seus trabalhos e estímulos para tornar o artesanato mais competitivo no leque de diferenciais da cidade. Além disso, os artesãos foram desafiados a criarem novos produtos e ajudar a desenvolver uma identidade visual para o grupo.
O resultado foi a Coleção Lar, além da nova identidade visual da marca Handgemacht. “Por meio de entrevistas com nossos associados, o Instituto de Design IDIT, de Florianópolis, desenvolveu a coleção para nós, baseado nas cores e em tudo o que tem a ver com a loja Handgemacht”, explica Dirce.
A iniciativa é uma parceria com a Associação Empresarial de Pomerode (Acip) e tem o apoio das empresas Weiku e Andritz e Viacredi
O objetivo do projeto é fortalecer o artesanato através da implementação de uma estratégia de economia circular e da capacitação empreendedora para os novos produtos, visando aumentar a competitividade do artesanato local. Com isso, a ideia é ampliar as possibilidades de comercialização e conquistar novos mercados, contribuindo para o desenvolvimento econômico da cidade.
No catálogo da Coleção Lar estão trabalhos de 20 artesãos da Handgemacht, selecionados entre os 46 do grupo, seguindo alguns critérios, já que não seria possível incluir a todos neste primeiro momento.
Desde o mês de maio, os artesãos passaram por diversos treinamentos, sobre os mais diversos conceitos relacionados ao artesanato, como atendimento, de merchandising, empreendedorismo, entre outros conceitos, como o colaborativismo, beneficiando a todos os 46 artesãos.
“Trabalhamos muito o colaborativismo, que tem o objetivo de fazer todos trabalharem juntos, com os produtos casando entre si e trabalhando por um objetivo comum. Os produtos da Coleção Lar são diferenciados, únicos, pensados nos mínimos detalhes, cada um com sua ficha técnica. Foi algo bem especial”, reforça o consultor da Acip, Maurício Nienow.
Os itens que integram a Coleção seguem as mais diversas técnicas de trabalho, combinando entre si de maneira harmoniosa, e que podem ser detalhes especiais nas casas de quem os adquirir. Todas as peças já estão disponíveis na Loja Handgemacht, no Centro Cultural de Pomerode.

Foto: Isadora Brehmer / JP
A presidente da Associação destaca, ainda, que foi um grande desafio trabalhar na Coleção, mas que o resultado final é gratificante.
“Fomos todos desafiados a sair da nossa zona de conforto e produzir algo diferente, que atiça ainda mais a nossa curiosidade. É uma sensação de dever cumprido, de trazer para o artesanato uma nova visão. Não olhar mais o artesanato como uma atividade de fundo de quintal, que fazemos quando dá tempo, mas sim algo profissional. Pomerode é uma cidade turística, então temos que saber aproveitar esta oportunidade e nos qualificarmos cada vez mais”, enaltece.
A Handgemacht também representará Pomerode e Santa Catarina, junto ao Sebrae, na 34ª Feira Nacional de Artesanato, entre os dias 06 e 11 de dezembro, na Expominas, em Belo Horizonte (MG). Cinco artesãos, representando a Handgemacht participarão do evento.

Foto: Isadora Brehmer / JP