Leitura, literatura e arte no muro
A Escola Básica Municipal Hermann Guenther ministra aulas do berçário até o 9º ano do ensino fundamental. Cada uma de suas salas possui o nome de um autor da Literatura Brasileira. Até aí a informação já é interessante, mas o conhecimento e a criatividade saíram das salas de aula e foram parar no muro da instituição, que poissui 130 metros de extensão.
A Escola Básica Municipal Hermann Guenther ministra aulas do berçário até o 9º ano do ensino fundamental. Cada uma de suas salas possui o nome de um autor da Literatura Brasileira. Até aí a informação já é interessante, mas o conhecimento e a criatividade saíram das salas de aula e foram parar no muro da instituição.
No muro de 130 metros da Escola, foram disponibilizados diversos painéis onde, cada turma, desenhou e pintou algo relacionado a seu autor. Com isso, o amor à literatura com muito colorido e arte é expresso.
A orientadora educacional, Simoni Cristina de Oliveira, é a coordenadora do Projeto e afirma que seu objetivo é estimular a leitura, interpretação e expressão artística através da declamação e pintura.
A ideia surgiu em uma reunião com os professores e APP da Escola. No entanto, a causa foi abraçada pela Color Haus, que doou as tintas para a instituição. “Agradecemos à Colorhaus, na pessoa do Sr. Edgar e sua esposa, que nos acolheram com muito carinho e emoção. Ao entrarmos na loja com nossos alunos, só tínhamos umas flores, o ofício e uma boa ideia. Saímos da loja com mais luz, cor, credibilidade no projeto “Literatura e Pintura no Muro”, com abraços apertados, valor à nossa escola, 30 pincéis, uma aula de cidadania, dez rolos para pintura, calor humano, dois pigmentos, oito latas de tinta e muita receptividade. A Colorhaus deixou registrado no muro para a posteridade a expressão do que é parceria”, enaltece a orientadora educacional. Além das salas de aula, entidades municipais que fazem parte da história e sempre dão apoio à Escola também tiveram seus painéis reservados para deixar a sua marca. “APP, JP Escola, Grupo Bosch, Harmonia das Flores, Kyly Calestia, Livraria Pomerana, a Nutricionista Aline, representando a SED, são algumas empresas parceiras que, de uma forma ou outra, nos ajudaram em 2012”, afirma Simoni.
Alunos, pais e professores participam ativamente do projeto ao dedicar seu tempo para dar palpites e, também, colocar a “mão na massa” e deixar eternizado, numa atitude simples, a importância do trabalho em equipe e de que sonhos podem se tornar realidade.
“A representação da obra através de desenho, retrata, de forma clara e sucinta, as mais diversas emoções despertadas em grupo, valorizando a evolução do trabalho coletivo e a aprendizagem com as ideias do outro. O que se percebe é que o interesse pela leitura e literatura brasileira é despertado através da pesquisa feita sobre os autores e suas obras para elaboração do desenho. A leitura da obra recebe um sentido, é significativa para o contexto artístico a que propomos”, finalizada Simoni.
As cores, a vida, a história por trás de cada painel estará na memória e na história da Hermann Guenther, que acreditou que sonho que é sonhado junto, torna-se realidade.
Fotos: TATIANE HANSEN/JP