Comunidade

Legislativo se reúne com secretária de Saúde e prefeito

Ampliação das Unidades de Saúde foi um dos tópicos colocados para os vereadores

20 de junho de 2022

Foto: Moira P. Petrucci / Câmara de Vereadores

No dia 14 de junho, o presidente da Câmara, Márcio Scheidemantel, e demais vereadores se reuniram com o prefeito Ércio Kriek e com a secretária de Saúde, Lígia Hoepfner. O encontro, que ocorreu na Câmara de Vereadores, teve como objetivo discutir assuntos relacionados ao sistema de saúde do Município.

Na ocasião, Lígia Hoepfner fez uma apresentação da Secretaria de Saúde, das ações do Plano Municipal de Saúde 2022-2025 para a Atenção Primária em Saúde. A atenção primária é considerada como porta de entrada para os demais níveis de atenção ao cuidado. Conforme Lígia, o que se espera da atenção primária em saúde é que ela seja o serviço de saúde mais acessível possível à população.

Também feita à apresentação de proposta de ampliação da cobertura da Estratégia de Saúde da Família, com a criação de mais equipes e também a construção de novas estruturas físicas para a realocação das Unidades de Saúde Horst Wilhelm Bernhardt e Benedickt Wolleck. A secretária de Saúde informou a busca de cofinanciamento federal para construção de unidades de saúde e a ampliação da cobertura de estratégia de saúde da família e assim se ter mais equipes. “Assim, teremos mais profissionais para atender a comunidade que necessita”, disse.

Como dificuldade, Lígia disse que é a grande demanda de atendimentos nestas últimas semanas. “Do dia 01 de junho a 13 de junho deste ano (9 dias úteis) foram realizados 2.987 atendimentos médicos nas unidades de saúde ESF do município”, frisou.

Os parlamentares assistiram a apresentação, fizeram as suas colocações, questionamentos e devidas sugestões.

“A saúde é um setor prioritário. Sem saúde não conseguimos obter realizações nas demais áreas. Analisaremos com calma tudo o que foi exposto e verificaremos de que forma o Legislativo poderá contribui, sempre dentro da legalidade. O nosso próximo passo é entrar em contato também com a diretoria do Hospital e Maternidade Rio do Testo – HMRT. Importante ouvirmos e discutirmos ideias com todos os lados, para juntos podermos resolver as demandas na área da saúde de nossa cidade”, concluiu Márcio Scheidemantel.

Notícias relacionadas