Comunidade

Legislativo se reúne com secretária de Saúde e prefeito

Ampliação das Unidades de Saúde foi um dos tópicos colocados para os vereadores

20 de junho de 2022

Foto: Moira P. Petrucci / Câmara de Vereadores

No dia 14 de junho, o presidente da Câmara, Márcio Scheidemantel, e demais vereadores se reuniram com o prefeito Ércio Kriek e com a secretária de Saúde, Lígia Hoepfner. O encontro, que ocorreu na Câmara de Vereadores, teve como objetivo discutir assuntos relacionados ao sistema de saúde do Município.

continua após a publicidade

Na ocasião, Lígia Hoepfner fez uma apresentação da Secretaria de Saúde, das ações do Plano Municipal de Saúde 2022-2025 para a Atenção Primária em Saúde. A atenção primária é considerada como porta de entrada para os demais níveis de atenção ao cuidado. Conforme Lígia, o que se espera da atenção primária em saúde é que ela seja o serviço de saúde mais acessível possível à população.

Também feita à apresentação de proposta de ampliação da cobertura da Estratégia de Saúde da Família, com a criação de mais equipes e também a construção de novas estruturas físicas para a realocação das Unidades de Saúde Horst Wilhelm Bernhardt e Benedickt Wolleck. A secretária de Saúde informou a busca de cofinanciamento federal para construção de unidades de saúde e a ampliação da cobertura de estratégia de saúde da família e assim se ter mais equipes. “Assim, teremos mais profissionais para atender a comunidade que necessita”, disse.

continua após a publicidade

Como dificuldade, Lígia disse que é a grande demanda de atendimentos nestas últimas semanas. “Do dia 01 de junho a 13 de junho deste ano (9 dias úteis) foram realizados 2.987 atendimentos médicos nas unidades de saúde ESF do município”, frisou.

Os parlamentares assistiram a apresentação, fizeram as suas colocações, questionamentos e devidas sugestões.

“A saúde é um setor prioritário. Sem saúde não conseguimos obter realizações nas demais áreas. Analisaremos com calma tudo o que foi exposto e verificaremos de que forma o Legislativo poderá contribui, sempre dentro da legalidade. O nosso próximo passo é entrar em contato também com a diretoria do Hospital e Maternidade Rio do Testo – HMRT. Importante ouvirmos e discutirmos ideias com todos os lados, para juntos podermos resolver as demandas na área da saúde de nossa cidade”, concluiu Márcio Scheidemantel.

Notícias relacionadas

Mais Lidas

Publicidade