Comunidade

Legislativo pomerodense participa do Congresso Estadual de Vereadores

Foco do evento foi a capacitação dos legisladores

1 de dezembro de 2023

Foto: Divulgação / Câmara de Vereadores de Pomerode

O presidente da Câmara, Marco Desessards e os vereadores Cleyton Utech e Lidio Brych participam do Fórum Estadual Congresso Estadual de Vereadores com foco em capacitação dos legisladores.

O evento teve início no dia 28 de novembro e termina nesta sexta-feira, dia 1º de dezembro, na Assembleia Legislativa, em Florianópolis, focando suas pautas em gestão e políticas pública, inovação e sustentabilidade, processos legislativos, e desenvolvimento integral e comunicação.

Entre as palestras e painéis abordados no congresso estiveram: A Fiscalização do Sistema Único de Saúde nos Municípios; ICMS na Educação; Procuradoria da Mulher e Observatório da Violência Contra a Mulher: Áreas de Apps nos municípios – O que cabe ao legislativo municipal; Estruturas de Abastecimento Hídrico e Gestão da Água; Condutas Vedadas em Ano Eleitoral; Nova Lei das Licitações; Boas Práticas do Legislativo; além de painéis e debates sobre Comunicação.

O congresso contou ainda com apresentações culturais regionais, espaço para network entre vereadores, servidores técnicos e representantes da gestão pública e do jornalismo.

O presidente da Câmara, Marco Desessards, participou ainda, durante o Congresso, do 1º Encontro de Presidentes de Câmaras de Vereadores de Santa Catarina, realizado no auditório do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O encontro contou com a participação do desembargador João Henrique Blasi, que palestrou sobre Diálogos entre o Poder Legislativo e o Legislativo Municipal.

Marco Desessards elogiou o evento e enfatizou a importância da integração e das matérias que foram discutidas e deliberadas. Também fez pedido durante o encontro ao representante do Ministério da Saúde para que se tenha mais hospitais de referências médicas a nível microrregional. E também para que seja revista a tabela do SUS.

Cleyton Utech disse que esta foi uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos e experiências que poderão ser aplicadas no dia-a-dia durante a gestão como vereador.

Lidio Brych enfatizou a importância de se promover o protagonismo no legislativo municipal e fazer a diferença para a cidade. “Capacitações como estas nos proporcionam conhecimentos que nos embasam nesse sentido”.

O evento contou com a participação de mais de 400 vereadores; e da presença na abertura, do governador do Estado, Jorginho Mello, do presidente da Assembleia Legislativa, Mauro de Nadal, do presidente do Tribunal de Contas, Herneu de Nadal, dentre outras autoridades. Ainda, contou com a participação de representantes do Ministério Público, deputados estaduais, Fórum da Mulher Parlamentar, Vereadores Mirins e da Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Feesc).

Fonte: Câmara de Vereadores de Pomerode

Notícias relacionadas