Comunidade

Jovem com leucemia mieloide aguda pede ajuda para custear o tratamento

Doença foi diagnosticada há poucos dias.

15 de maio de 2023

Foto: Divulgação

Mais um jovem pomerodense está precisando de auxílio, para vencer uma doença grave. Rafael Friese, de 24 anos, foi diagnosticado, há poucos dias, com leucemia mieloide aguda.

Por isso, foi criada uma Vakinha On-line, para as custas do tratamento. Segundo os médicos, o pomerodense vai necessitar de um transplante de medula.

Tudo começou no mês de março, quando Rafael, que é gari em nossa cidade, se queixou para sua mãe que estava sentindo dificuldade para correr atrás do caminhão que faz a coleta de lixo.

“Um dia, ele chegou em casa relatando não estar bem, se sentindo muito cansado e que não estava conseguindo acompanhar o caminhão. Eu sugeri para que fosse no Posto de Saúde, fazer exames. E foi o que fez. Quando os resultados vieram, notamos que estava com uma anemia muito forte”, relata a mãe, Marlise.

Com os resultados em mãos, ambos novamente se encaminharam para o Posto de Saúde, para que a médica pudesse analisá-los. “Após duas semanas, ele foi chamado com urgência no Posto e a médica sugeriu que pagássemos uma consulta particular, pois ele estava com neoplasia e que teria que ser urgente, sem esperar pelo SUS”.

Então, Marlise conseguiu marcar uma hora com o Dr. Alysson Rafael Fabris, médico hematologista de Blumenau. “Ele mesmo olhou o sangue do meu filho e, já naquela noite, me ligou pedindo para que fôssemos urgente ao Hospital Santo Antônio, pois o seu quadro de neoplasia estava muito avançado. Lá, fizemos todos os exames novamente, inclusive uma biópsia, onde foi detectado que a doença já havia comprometido cerca de 11% de sua medula”.

Passado algum tempo, foi feita mais uma biópsia, por outra profissional, que confirmou o diagnóstico de leucemia mieloide aguda. “Isso foi na última sexta-feira. A doutora Eduarda explicou que o Rafael vai ter que ficar internado, para fazer quimioterapia e um transplante de medula. Por isso, criamos esta Vakinha ‘Juntos por Rafael’ para que possamos custear o tratamento. Ele está fazendo uma quimioterapia diferenciada, que o SUS não cobre. Então, eu agradeço a todos que puderem nos ajudar a salvar a vida do meu filho” finaliza Marlise.

 

Foto: Divulgação

 

Para acessar a Vakinha On-line, CLIQUE AQUI.

As pessoas que quiserem ter mais informações sobre o caso de Rafael Friese ou sobre a Vakinha, podem entrar em contato pelos telefones 47 99900-7182 ou 47 99607-7015 (WhatsApp).

 

Notícias relacionadas