Jaraguá do Sul vai regulamentar o uso de veículos elétricos individuais
Objetivo é envolver a comunidade na definição das regras mais adequadas para a circulação de veículos elétricos individuais, atendendo às necessidades locais.

Foto: Divulgação
A Prefeitura de Jaraguá do Sul, em parceria com a Câmara de Vereadores e a comunidade, dará início às discussões sobre a regulamentação do uso de veículos individuais elétricos, como patinetes, scooters, bicicletas, monociclos, triciclos e hoverboards. O objetivo é estabelecer regras que proporcionem um trânsito mais seguro e organizado, alinhando-se à legislação nacional e atendendo às necessidades da cidade.
A minuta do projeto já está pronta, e a fase agora é definir as normas específicas que se adequem à realidade local. A regulamentação contemplará aspectos como a idade mínima para o uso, velocidade máxima permitida, responsabilidades dos condutores e os espaços apropriados para a circulação desses veículos.

Foto: Divulgação
Gilmar Marietto, diretor de Trânsito e Transportes, destaca a urgência em estabelecer a regulamentação: “Esses meios de transporte vieram para ficar. São eficientes, práticos e economicamente viáveis. Com o crescimento constante da cidade e o aumento do número de veículos nas ruas, a utilização dos veículos elétricos individuais tem ganhado cada vez mais adeptos. Por isso, é essencial regulamentar sua utilização para evitar problemas no trânsito”, explica.
A Resolução nº 996/2023 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que aborda as normas para os equipamentos de mobilidade individual autopropelidos, já estabelece parâmetros como potência, tamanho e velocidade desses veículos. A regulamentação municipal irá detalhar, além disso, as zonas permitidas para cada tipo de transporte, além de normas de segurança e orientações gerais para os usuários.
A Prefeitura reforça a importância da participação popular nesse debate, garantindo que as novas regras atendam às necessidades reais da comunidade. Com a regulamentação definida, serão promovidas campanhas educativas e blitzes orientativas para conscientizar a população sobre as normas de uso desses veículos.
O objetivo da cidade é assegurar um trânsito mais seguro e eficiente, beneficiando tanto os usuários desses meios de transporte quanto os demais motoristas e pedestres. A regulamentação será um passo importante para a integração dos veículos elétricos individuais no cotidiano de Jaraguá do Sul.