Especiais

VÍDEO – Jantar na Taverna, em Pomerode: conheça o evento que promove uma experiência medieval, no Restaurante Weidgenant

Sediado em uma construção enxaimel, o estabelecimento buscou inspirações na história medieval alemã para criar uma experiência única

12 de março de 2024

Foto: Raphael Carrasco / JP

Uma experiência imersiva, de volta a um passado distante, de tavernas, escudos, espadas e mistérios.

O restaurante Weidgenant Germânicos, cuja história tem mais de 40 anos, agora se tornou o primeiro estabelecimento temático medieval de Pomerode, convidando os clientes a embarcarem em uma experiência única.

“Sempre fomos um restaurante colonial e nossa família já trabalhou com opções à la carte, também já tivemos buffet, voltamos ao à la carte e então veio a pandemia. Quando este período passou, percebemos que cada vez mais o ramo da gastronomia crescia aqui em Pomerode. Por isso, conversamos em família e decidimos que precisávamos fazer algo diferente. Assim nasceu a ideia de fazermos um local temático”, conta Francisco Augusto Weidgenant, mais conhecido como Chico, um dos idealizadores do restaurante temático.

O tema medieval surgiu pelo gosto pessoal. Chico comenta que sempre gostou de filmes com a temática medieval, em especial do universo de “Senhor dos Anéis”, além de pesquisar muito sobre história medieval.

“Sempre gostei de filmes com a temática medieval, e também comecei a pesquisar mais sobre a história da Alemanha, e com estas pesquisas, comecei a me dar conta que a Alemanha é mais do que os colonos, fritz e frida, há também a história do povo saxão, os povos germânicos são descendentes dos bárbaros germânicos, na época considerados não civilizados pelos romanos. Então trouxe algo que eu gosto e sugeri fazermos um restaurante temático medieval, com base na história antiga do povo alemão”, afirma Chico.

O primeiro passo foi preparar a ambientação, com a mudança na decoração, acrescentando escudos, espadas, mesas rústicas e outros elementos que remetem às tavernas da época medieval. Mas a experiência vai além da ambientação. O Restaurante Weidgenant promove, também, um evento chamado “Jantar na Taverna”, no qual o visitante se delicia com o melhor da culinária local, enquanto vivencia uma apresentação especial, inspirada no universo medieval.

E para preparar tudo isso, veio a parceria com o amigo de longa data, Marlon Krahn, que auxiliou na estruturação do negócio/empreendimento, desenvolvimento de marca e criação de toda parte artística. “Criamos um universo baseado na temática medieval que trouxemos para o Restaurante. O jantar se tornou uma experiência oferecida aos visitantes, para uma viagem no tempo. Cada um dos personagens da história foi pensado nos mínimos detalhes, com uma personalidade própria, um enredo, uma história completa”, revela Marlon.

Foto: Isadora Brehmer / JP

 

“O universo é baseado em várias inspirações, cristianismo, Tolkien, nos nórdicos, germânicos. São várias referências. O resultado final é uma experiência, com ambientação, para que os visitantes se sintam em uma taverna, aproveitem um bom jantar e a apresentação”, completa Chico. As próximas edições do “Jantar na Taverna” podem ser consultadas no perfil do Instagram (@weidgenantgermanicos).

Para os idealizadores da experiência medieval no Restaurante Weidgenant, os feedbacks da iniciativa têm sido positivos quanto ao Jantar na Taverna, o que representa uma motivação para seguir com a ideia e, também planejar ainda mais surpresas.

“Nossa ideia principal é trazer as pessoas para se desligarem do mundo moderno, em uma viagem ao passado, na época medieval, em um jantar na taverna. Para mim, que adoro esta temática, é maravilhoso, pois me sinto transportado no tempo. É um sonho que está sendo realizado. E para o futuro, a longo prazo, pensando em uma expansão do universo, não ser apenas um jantar temático na taverna, e sim futuramente criar um parque deste universo, aqui em Pomerode, como mais uma atração, que já está em planejamento, projeto e em busca de investidores, também inspirada na história do local de onde vieram nossos antepassados”, finalizam Chico e Marlon.

Para mais informações, basta acompanhar o perfil @weidgenantgermanicos no Instagram.

Foto: Isadora Brehmer / JP

Notícias relacionadas