País

Isaac Bardavid, dublador de Wolverine, morre aos 90 anos

Além do personagem de X-Men, ele também deu voz a Freddy Krueger, Tigrão, Robotnik e Esqueleto.

1 de fevereiro de 2022

Foto: Globo / Estevam Avellar

O ator e dublador Isaac Bardavid morreu nesta terça-feira, 1º de fevereiro, aos 90 anos, devido a problemas respiratórios. O óbito foi confirmado por familiares.

O artista estava internado tratando um enfisema, doença degenerativa que agride os tecidos do pulmão, em um hospital de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro

Sua voz ficou muito conhecida ao dublar personagens como Wolverine, Freddy Krueger, Tigrão do “Usinho Pooh”, Robotnik do “Sonic” e Esqueleto do “He-man”.

O ator fez dezenas de novelas, em mais de 50 anos de carreira, como “Irmãos Coragem” (Beato Zacarias), “Escrava Isaura” (Seu Chico), “O cravo e a rosa” (Felisberto), “Eterna magia” (Zequinha) e “Além do Horizonte” (Klaus).

Ele ainda interpretou o Seu Elias Turco, em episódios do “Síto do Pica-Pau Amarelo”, além de ter participado de programas humorísticos, como “Zorra Total”, “Os caras de pau”, “Cilada.com” e “Trapalhões”.

Suas novelas mais recentes foram “Dois irmãos”, de 2017, no papel de Abbas, e “Carcereiros”, de 2021, no papel de Álvaro. Bardavid também atuou em filmes, como “Os campeões” (1983), “O escaravelho do diabo” (2016) e “Histórias assombradas” (2017).

Com informações: Portal G1

 

Notícias relacionadas