Instruções de primeiros socorros aos servidores da educação de Pomerode
Bombeiros Voluntários da cidade, em parceria com a Secretaria de Educação e Formação Empreendedora, faz treinamento básico de primeiros socorros com colaboradores

Capacitação irá atingir cerca de 450 servidores ligados à educação. (Foto: Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode)
O Corpo de Bombeiros Voluntários de Pomerode, em uma parceria com a Secretaria de Educação e Formação Empreendedora, está realizando treinamentos com instruções de primeiros socorros, com os servidores que atuam na área.
O projeto foi idealizado no ano de 2020, mas, com a evolução da pandemia de Covid-19, foi necessário o adiamento. E, neste ano, a capacitação com os colaboradores retornou e os treinamentos iniciaram neste mês de maio e seguem até o final de junho. Ao todo, serão 18 encontros, com duração de quatro horas e cerca de 450 colaboradores irão participar do projeto.
O treinamento tem como objetivo orientar os profissionais da educação em relação aos primeiros socorros e como proceder em uma situação de emergência.
“O projeto vem para justamente oferecer aos professores, auxiliares e demais colaboradores da rede de ensino, noções de primeiros socorros, para que eles possam dar o primeiro atendimento nas eventuais emergências”, comenta o comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Pomerode, Carlos Hein.
A capacitação envolve as situações mais comuns, como desmaios, OVACE, quedas, pequenos ferimentos, que podem ocorrer de maneira mais corriqueira, em um ambiente escolar. De acordo com o comandante, o treinamento é de extrema importância em um primeiro atendimento, antes da chegada do socorro, quando é necessário. Ele ainda ressalta que, quando uma pessoa tem noção básica deste tipo de socorro inicial, a chance do resgate ter um resultado positivo, é maior.
“Ter conhecimentos de primeiros socorros ajuda na identificação da situação, do que está ocorrendo na cena do resgate. E, em determinadas situações, como desmaios, por exemplo, pode não haver a necessidade de acionamento do serviço de emergência. Mas, em situações mais graves, quando há essa primeira abordagem, a chance de sucesso em reverter um caso mais crítico, é muito maior. Portanto, é de extrema importância essa capacitação”, complementa.
O Corpo de Bombeiros Voluntários de Pomerode e a Secretaria de Educação e Formação Empreendedora, ainda planejam fazer um outro treinamento, em relação aos procedimentos de combate a incêndio. Porém, ainda não há uma data para esta capacitação.