Instalação do segundo transformador na subestação de Pomerode beneficia cerca de 14,3 mil unidades consumidoras
Até então, a subestação operava com um único transformador de 40 MVA (Megavoltampère).
Foto: Divulgação / Celesc
Resultado de um dos investimentos mais importantes da Celesc no segundo semestre de 2024 na região do Vale do Itajaí, a Subestação de Pomerode conta agora com um segundo transformador, promovendo mais confiabilidade energética e eficiência operacional para cerca de 14,3 mil unidades consumidoras do município. Até então, a subestação operava com um único transformador de 40 MVA.
De acordo com Mauricio Cargnelutti Venturini, gerente do Departamento de Projeto e Construção (DPPC), “a instalação deste novo transformador, com capacidade de 26,67 MVA, representa um aumento de 66% na capacidade total da subestação”.
A obra, que também incluiu a instalação de um novo Banco de Capacitores, resultou em um investimento de R$ 10,58 milhões, sendo parte desse valor proveniente do Programa de Financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Essa ampliação traz uma série de benefícios importantes para o município. Rogério Benedicto, gerente do Departamento de Operação do Sistema Elétrico, destaca a melhoria da confiabilidade energética, já que a instalação de um segundo transformador permite à subestação suportar maiores demandas, diminuindo o risco de sobrecargas e falhas no fornecimento de energia.
“A instalação dos bancos de capacitores para compensação reativa ajuda a melhorar o fator de potência e a estabilizar a tensão, resultando em uma qualidade de energia mais consistente para os consumidores”, diz o gerente.
Outro benefício é a eficiência operacional. “A operação simultânea dos dois transformadores, juntamente com os reatores de aterramento, aumenta a flexibilidade da rede elétrica, possibilitando uma gestão mais eficiente e otimizada da distribuição de energia”, afirma. Rogério também ressalta que utilização de equipamentos de maior capacidade resulta, ainda, na redução das perdas técnicas durante a transformação e distribuição de energia, o que contribui para um sistema mais eficiente.
O diretor de Distribuição da Celesc, Cláudio Varella, enfatiza a importância da ampliação para o desenvolvimento sustentável de Pomerode e da região: “Esses benefícios são essenciais para garantir que o município continue a crescer de maneira sólida, proporcionando um fornecimento de energia de qualidade tanto para os residentes quanto para as empresas. Além disso, o investimento no setor elétrico também contribui para o fortalecimento do turismo local, um segmento que tem ganhado destaque no cenário nacional nos últimos anos”, pontua.
Fonte: Imprensa Celesc