Indústria 4.0: ANDRITZ desenvolve a marca Metris e promete impactar operações
A ANDRITZ desenvolveu a marca Metris, que combina sua expertise com inovações tecnológicas e produtos.
Foto: Divulgação / ANDRITZ
Por Hercilio Garcia, engenheiro de automação da ANDRITZ
A Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial tem como objetivo desenvolver tecnologias para automação e troca de dados, com foco na minimização de falhas, melhoria da eficiência e produtividade dos processos. A ideia desse conceito é que as empresas tenham capacidade e autonomia para prever erros, agendar manutenções e se adaptar a mudanças não programadas, por exemplo. Seguindo esse caminho, a ANDRITZ desenvolveu a marca Metris, que combina sua expertise com inovações tecnológicas e produtos.
A marca Metris e a digitalização da indústria
O Metris inclui soluções que vão desde a automação clássica, até soluções avançadas, como por exemplo otimização de processos, digital twin e gestão de ativos, que são combinados e adaptados individualmente para cumprir com as exigências de cada cliente , até mesmo explorando as capacidades dos sistemas já instalados e melhorando o desempenho da planta.
De acordo com a Sondagem Especial Indústria 4.0, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o mercado industrial brasileiro está mais digital do que há cinco anos. Em 2016, menos da metade das empresas (48%) faziam uso de alguma tecnologia digital, como automação com sensores para controle de processo. Em 2021 o percentual foi para 69%.
A pesquisa também aponta que entre os principais benefícios reconhecidos na adoção das tecnologias digitais está o aumento de produtividade, a melhora da qualidade dos produtos e a diminuição dos custos de produção.
Inovações da marca Metris
Entre as várias funcionalidades que a ANDRITZ desenvolveu na marca estão os sistemas de controle Metris addIQ, que controlam desde o movimento automático básico dos equipamentos de separação sólido/líquido, até o ponto em que a máquina possa reconhecer as mudanças e desequilíbrios no processo, ajudando na otimização dos procedimentos. Já o Metris addIQ Connect conecta as máquinas com o ambiente da ANDRITZ, permitindo suporte remoto para uma interação rápida entre sua máquina e os especialistas da empresa.
O grande diferencial do Metris está nas soluções digitais e serviços. Agregamos funções e recursos com o intuito de garantir uma maior disponibilidade do equipamento, ter uma manutenção preditiva, ou seja, se antecipar às falhas e dar informações à operação ou à planta para que se planeje para uma manutenção.
A automação trazida pelo Metris pode auxiliar, inclusive, na prática de uma mineração sustentável, pois o suporte remoto oferecido pelo sistema permite identificar e solucionar problemas nos filtros prensa, que substituem barragens de rejeitos por empilhamento a seco.
A Itaminas, empresa de extração de minério de ferro localizada em Minas Gerais (MG), utiliza os filtros prensa especiais da ANDRITZ, equipados com o sistema de controle Metris addIQ. Com o uso da tecnologia da indústria 4.0 , os equipamentos permitem que a mineradora saiba, em tempo real, os dados de operação, capacidade produzida em cada ciclo e produção do dia. Há também a possibilidade de acesso remoto, de forma que técnicos da ANDRITZ consigam solucionar problemas e compras, via catálogo, de peças de reposição on-line pelo portal da ANDRITZ, o Metris – ANDRITZ Digital Solutions e o Service Level Agreements (SLA).